Comando feminino

Comando feminino

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última semana, saiu da vala comum ao declarar oficialmente a ex-atleta Emily Lima para comandar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino nas próximas temporadas. O fato, necessariamente, provoca uma nova interpretação para esse esporte tão presente na vida das mulheres brasileiras.

Saindo da mesmice, a entidade maior do nosso futebol tenta, mais uma vez, encontrar uma formatação ideal para a retomada e o crescimento do esporte no gênero feminino, pois a modalidade luta há muito tempo para ser reconhecida e receber todo o apoio politico- financeiro necessários para o seu natural desenvolvimento.

A profissional indicada é a primeira mulher a assumir a Seleção Feminina e, depois de ser anunciada oficialmente, foi muito feliz em suas palavras, indicando a família como mola mestra da sua vida. Além disso, ela abordou temas como gestão de pessoas, resultados conquistados com ajuda de outros e interessantes valores para uma “principiante”.

Recentemente com o intuído de capacitação Emily Lima fez o Curso Licença B da CBF Academy, oferecido pela entidade aos interessados em ocupar este interessante e estressante cargo de confiança.  O fato pode ter contribuído e colaborado com sua indicação para esta difícil função.

Sua vida como atleta, pelos campos brasileiros e europeus e as experiências adquiridas no cargo de técnica nos últimos anos, devem ajudá-la na execução das atribuições e responsabilidades.  Ter vivência e conhecimento das causas do cargo contribuem como ferramentas de segurança no caminho a ser seguido.

Será necessário oferecer ao novo comando todos os recursos necessários, as condições externas e condições internas, para que ela tenha autonomia para executar seu planejamento conseguindo, concomitantemente, os resultados positivos, fundamentais para esses profissionais no futebol brasileiro.

Mais uma vez, temos uma mulher marcando seu espaço nesse mundo esportivo, quebrando barreiras e preconceitos, abrindo espaço nesse ambiente totalmente dominado pelo homem, enquanto comandantes destas antigas e conservadoras entidades – masculinas.

Seja bem vinda, Emily. Bom trabalho e sucesso!

Compartilhar: