Expectativas esportivas para 2017

Expectativas esportivas para 2017

Quando desembarcarmos em 2017, traremos conosco alguns sonhos não realizados no ano anterior, que serão adicionados aos objetivos para esta temporada. Teremos, em mãos, o conjunto da obra que modela e formata as nossas metas para ano que se inicia.

São objetivos realizáveis? Seriam sonhos impensáveis? Buscamos uma grande meta de forma direta e objetiva ou talvez devêssemos caminhar com pequenas conquistas?

No mundo esportivo, os clubes, os times, os técnicos e os atletas também fazem estas projeções: Venceremos os jogos? Seremos campeões? O que precisamos? Falta alguma coisa? Estamos preparados? Quais serão nossas principais adversidades?

Sim, de fato, encontraremos nas modalidades esportivas os mais variados desejos, pois, cada um de nós tem os mais interessantes e diferentes sonhos a serem realizados.

Com foco na Seleção Brasileira de Futebol, invicta nas mãos do excelente técnico Tite,  faltando apenas seis jogos para encerrar a participação nas eliminatórias, é dito e certo que nossa seleção carimbe definitivamente o passaporte antes do final da competição. Meta absolutamente realizável.

Oito times brasileiros (aqueles, que se classificaram para disputar a Copa Libertadores) têm a oportunidade de conquistar o principal torneio para clubes na América do Sul.   A missão é difícil.

Nossos representantes, já incluídos na fase de grupos, são: os paulistas Palmeiras e Santos, o carioca Flamengo, o Atlético Mineiro, que foi o responsável por nossa ultima conquista, em 2013, o gaúcho Grêmio, e o catarinense Associação Chapecoense de Futebol, que disputará a competição pela primeira vez.  Vamo, Vamo, Chapêêê!!!!

O Botafogo do Rio e o Atlético Paranaense também poderão participar da fase principal, desde que vençam suas partidas pré-classificatórias que serão realizadas, antes do início da fase dos grupos. 

Na Copa Sul-americana, estão incluídos mais seis clubes brasileiros: o Corinthians, o São Paulo, a Ponte Preta, o Cruzeiro, o Fluminense e o Sport Recife. O campeão tem vaga garantida para a Copa Libertadores de 2018. Objetivo menos complicado.

Tradicionalmente, os principais clubes do futebol brasileiro são os vencedores das competições nacionais: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em 2017, também serão.

Já as competições estaduais, que ocorrem no primeiro semestre, são muito interessantes, pois vira e mexe temos agradáveis surpresas proporcionadas pelos clubes de menor impacto.

Nestes campeonatos, estão plantadas as maiores oportunidades de conseguir mudar a rota tradicional em função dos regulamentos desuniformes e estranhos oferecidas por cada federação estadual.

Saindo do mundo do alto rendimento esportivo, desponta sim, uma ótima oportunidade de vermos de que forma nosso esporte municipal se desenvolverá, pois teremos muitas possibilidades de que isso realmente ocorra.

Mas como assim? Nas cidades? Esporte amador?

Claro que sim! A partir do dia primeiro de janeiro, teremos novos prefeitos legitimamente eleitos pelo voto.  A eles está reservada a possibilidade de execução das propostas esportivas apresentadas em seus programas de governo, que foram escolhidos pela população.  

Agora, é chegada a hora da realização do proposto, de transformar ideias em ações, chegando aos objetivos elaborados e curtindo um sonho realizado.

Vamos aguardar com muita apreensão, sabendo que os novos secretários municipais de esportes, que foram indicados para a execução daquelas propostas, possam fazê-las com muito entusiasmo e determinação.

Ficaremos com aquela agradável sensação de termos contribuído com a causa ao escolhermos o nosso novo prefeito: “Puxa vida, ele faz mesmo. Valeu a pena”.

Tenha sonhos e corra atrás deles. O resto vem no pacote.

Feliz ano novo.

Compartilhar: