Entrevista sobre envio de fotos íntimas

Entrevista sobre envio de fotos íntimas

 

Segue entrevista concedida a Laura Scarpelini do Portal Revide sobre envio/vazamento de fotos íntimas

- O que faz uma pessoa expor as suas fotos nuas nas redes sociais?
Cada vez mais vem aumentando o número de casos em que pessoas expõem fotos íntimas por meio de algum recurso tecnológico. O exibicionismo, o desejo de se sentir belo, de ser olhado/admirado/desejado, a intensa valorização do corpo, da (própria) imagem e da expressão da sexualidade, a necessidade de auto-afirmação e aceitação social encontram-se associados a esse comportamento e acabam sendo potencializados pela tecnologia, a qual possibilita, com facilidade, registrar e compartilhar informações/imagens/vídeos, havendo um apelo ao visual. Uma questão que se observa, no entanto, é que esse comportamento muitas vezes não vem acompanhado pela percepção e real dimensão quanto as suas consequências. O mundo virtual não possui contornos tão bem estabelecidos e delimitados, muitas vezes sendo interpretado como sendo uma extensão de si mesmo, e não com limites entre o que é interno e externo ao indivíduo; há uma confusão entre privado e público.

 


- Aos que tiraram fotos nuas e mandaram para seus companheiros (as) e,  assim foram expostas sem sua autorização nas redes sociais. Como você analisa a situação?
Nesse caso acontece o vazamento de fotos. Essa situação costuma gerar grande impacto, pois a exposição se deu de modo indevido, envolve quebra de confiança gerada a partir da exposição indesejada da intimidade a terceiros. Os sentimentos despertados muitas vezes são da ordem da incompreensão, intrusão, assombro, confusão, vergonha... Ainda, há diferença na forma como se avaliam os envolvidos, se um homem ou uma mulher, devido a questões culturais e atribuição de papeis de gênero, que atribuem à sexualidade feminina um caráter proibitivo e oculto.

 

- Isso é uma mania dos jovens dessa geração?
Vem sendo associado a um comportamento de jovens, mas não é restrito a eles. Sem dúvida as possibilidades que o mundo virtual oferece aliado aos recursos tecnológicos disponíveis atualmente acabam favorecendo também esse comportamento e comunicação, sendo mais presente entre jovens dessa geração. Hoje existem mais possibilidades de se mostrar, expor-se para que o indivíduo possa se sentir desejado e aceito.



- O ‘nude selfie’ faz parte de uma nova cultura?
Devido a todas as mudanças ocorridas na forma de comunicação entre as pessoas, incluindo a revolução tecnológica e seus numerosos recursos, o "selfie nude" faz-se presente nas relações da sociedade atual. Por isso, é necessário que se converse sobre,  que se busque entender essa comunicação, as motivações existentes, as relações estabelecidas... O vazamento de fotos íntimas pode acarretar problemas, muitas vezes não se tem a percepção das consequências desse comportamento. Não raramente as pessoas envolvidas em situação de vazamento de fotos íntimas, por exemplo, necessitam de atendimento psicológico. Em muitos casos, ainda, há dificuldades em se denunciar casos de exposição indevida ou mesmo em solicitar algum auxílio ou compartilhar com pessoas muito próximas, como familiares e amigos. O impacto social e psicológico pode ser elevado, apontando para a necessidade de que o fenômeno seja pensado, compreendido e conversado.

Segue link: https://www.revide.com.br/noticias/manda-nudes-historias-de-quem-expos-intimidade/

Compartilhar: