Região ganha primeira maratona de montanha

Região ganha primeira maratona de montanha

Correr uma maratona não é fácil. São 42 km! Agora, correr esta distância toda na terra, garanto, é muito mais puxado. Mas, apaixonados por corrida gostam mesmo é de desafios e é isso que o atleta Felipe Oliveira está trazendo para a região de Ribeirão Preto: a 1º Dumont Adventure Marathon, que acontece em Dumont (SP), neste domingo, 05 de fevereiro, com largada marcada para 6h30. Isso mesmo: uma maratona na terra.

A prova completamente outdoor terá largada e chegada no município de Dumont (2º km de Ribeirão Preto), porém, 80% do percurso da prova será feito nas redondezas, passando por trechos de matas, canaviais, bananais, ruas e estradas de terra. Para quem gosta de aventura, é a prova ideal!

O tempo máximo de duração da competição será de 8 horas e terá quatro pontos de hidratação. Não haverá premiação em dinheiro e sim troféus para todos que completarem o percurso. O legal desta prova é que ela tem um diferencial - são duas categorias: solo e dupla (um atleta correndo e o outro de bike, podendo trocar ilimitadamente durante todo o percurso).

O organizador da prova, Felipe de Oliveira, é atleta há mais de 10 anos e louco por aventura. Iniciou provas universitárias de 1.500 e 5 mil metros. Foi progredindo e hoje é maratonista. “Com cinco anos de atividade experimentei uma corrida de montanha. Me apaixonei! Daí em diante fui treinando para participar de ultramaratonas de montanha”, explica. Em 11 anos, Felipe já participou de diversas provas – desde as de 5 km até as ultras, de 256 km, além do Triathlon. Mas, a paixão, segundo ele, é mesmo pelas provas outdoor. 

A ideia de uma maratona na terra
Felipe traz no curriculum a realização de três provas de 10 km na região: a Dumont Adventure Lost. “Nesta prova, a quantidade de atletas era limitada, pois era uma edição especial para comemorar meu aniversário. Tinha sempre um distraído que não seguia as marcações e se perdia (risos)”, lembra Felipe sobre como começou a ideia de criar uma maratona na terra. Ele conta que a vontade e ideia já existiam, porém faltava mesmo coragem para realizar. “Conversando com a equipe de educadores esportivos do CEFER sobre a maratona, todos se empolgaram com a ideia. Foram quatro meses de trabalho. A motivação principal foi proporcionar aos atletas um percurso inovador e desafiador”, destaca. Segundo ele, a distância e a região nunca tinham sido exploradas e este foi o maior desafio.

As inscrições para o 1º Dumont Adventure Marathon estão encerradas. Mas, quem quiser ver como será a prova, fica o convite para este domingo. Ano que vem tem mais!

Compartilhar: