Falta tempo para perceber?

Falta tempo para perceber?

Quanto já não ouvimos sobre a rapidez dos dias. Há a surpresa por já estarmos em dezembro, por mais um ano chegar ao fim com a velocidade em que chegou. Muita gente diz que parece que foi ontem que começamos 2016. Foi um ano movimentado, diga-se de passagem, principalmente na política. Talvez justamente por essa movimentação não tenhamos notado o tempo passar.

Em meio à correria dos dias, e à velocidade do tempo, fiquei atenta a à música Paciência, do Lenine. Já faz quase 10 anos que a música foi lançada, em 1999. É incrível como a letra continua atual e faz uma bela referência aos dias de hoje. Como temos perdido a raridade da vida em meio a um tempo tão tormentoso que vivenciamos.

Quantas vezes não nos pegamos com o tempo acelerado, buscando paciência para encarar as dificuldades e os problemas da vida? Tem hora que bate uma dúvida se deveríamos parar, reduzir a marcha, diminuir a velocidade. De repente, somos novamente engolidos pela rotina, pela correria, pelos problemas mundanos.

A sensação de que o mundo gira cada vez mais veloz também me lembra uma frase comumente compartilhada nas redes sociais. “A vida é o que acontece, enquanto você está ocupado fazendo outros planos”, disse, algum dia, John Lennon. Mesmo que há muito tempo, de novo, um pensamento completamente atual.

Fato é que estamos nos perdendo em meio à rotina e aos obstáculos do dia a dia. Criamos expectativas, fazemos projetos, pensamos no amanhã. Tenho escrito sobre isso, algumas vezes, porque acredito que seja um sentimento de grande parte das pessoas, envolvidas em seus trabalhos, cotidianos acelerados e problemas diários. Esquecemos de parar para apreciar um bom café, uma boa conversa, um bom livro ou um bom filme. O depois, sempre o depois, fica à espreita, sempre nos levando uma parte do pensamento. 

Precisamos de tempo para perceber o quanto é rara a vida. Não podemos apenas fingir a paciência diante de tantas más notícias ou mau humor que contagia. Precisamos, de fato, cultivar essa paciência. Será que é tempo que nos falta para perceber?

Sei que é difícil, em meio ao turbilhão de informações que recebemos diariamente. Eu mesma dou minhas derrapadas e nem sempre consigo me concentrar nas boas coisas da vida. Os compromissos e as preocupações, às vezes, tomam espaço. Tenho convicção de que vale tirar uns minutos do dia para pensar o que você está fazendo da sua vida. Se tem aproveitado o passar dos dias, se tem se descoberto e vivido a raridade da vida. Talvez valha a pena fazer isso agora. 

Compartilhar: