Mova-se

Mova-se

Há muito tempo, a prática de exercícios físicos faz parte da minha vida. Procuro me movimentar com a maior frequência possível, porque sempre acreditei que isso é fundamental para preservar a saúde e o bom funcionamento da mente e do corpo.

Fazer exercícios tem sido um dos meus maiores alentos. Gosto de colocar o fone de ouvido com minhas músicas preferidas e me concentrar em cada etapa do treino na academia, três vezes por semana. Tenho para mim que começar o dia liberando endorfinas faz toda a diferença.

Há quase dois anos, também comecei a andar de bicicleta, uma vez por semana. Essa foi outra prática que me encantou. Tenho gostado de pedalar, ouvir música e ver a cidade.

Afora a yoga, duas vezes por semana, também aderi à prática do squash. E que esporte dinâmico! Uma quadra que parece ser pequena e inofensiva, mas que reserva momentos de muita correria e concentração.

Embora não seja uma prática popular, ainda, no Brasil, o squash tem crescido e ganhado mais adeptos. O jogo, entre duas pessoas, consiste em rebater a bolinha que bate na parede, alternando entre os jogadores. Dá a impressão de ser simples e fácil, mas é, na verdade, complexo. Exige condicionamento físico e agilidade. Proporciona um prazer indescritível depois da primeira partida.

Os mais próximos de mim sabem que não gosto muito de ficar parada. Talvez por estar há tanto tempo em uma rotina atribulada, esse comportamento tenha se tornado intrínseco. Pessoas que me conhecem sugerem que eu pare e diminua o ritmo. Pedem para sossegar, mas acho que isso, a essa altura do campeonato, é impossível. Mesmo naqueles dias em que tudo parece estar mal e quando não estou animada, praticar algum esporte faz com que eu me sinta melhor.

Gosto muito dos ensinamentos do Paramahansa Yogananda, um dos gurus da yoga. No filme Awake, que conta a história de sua vida, Yogananda diz que mexer o corpo é uma das melhores coisas que podemos fazer para manter a saúde em dia. É preciso se movimentar, para que as células também se movimentem e entrem em harmonia.

Àqueles que têm dúvidas sobre praticar ou não atividades físicas e começar ou não uma rotina mais ativa nesses termos, posso dar a garantia de que vale a pena. É importante encontrar o seu ritmo e um esporte que dê prazer e que te faça bem. Isso é algo que se descobre na prática. Não existe uma regra, uma fórmula exata. Há quem não goste de academia e prefira um jogo mais dinâmico. Há quem prefira correr na esteira e não competir. Independente da escolha, o que vale é se mexer. 

Compartilhar: