O ano dos 30

O ano dos 30

Que 2016 foi um ano pesado e conturbado não há o que discutir. Foi constante ouvir amigos comentando sobre as turbulências desses dias. E não é para menos. Na política, momentos agitados, especialmente em Ribeirão Preto. Na economia, tempos temerosos, com grande incerteza e recessão. Acontecimentos dos mais diversos mexeram com o Brasil.

Talvez a energia carregada diante de tantas dificuldades tenha feito o clima ficar ainda mais pesado. Um mau humor generalizado contagiou o país. Tivemos momentos de muitas dificuldades, com obstáculos a transpor e desafios a superar.

Na Revide, aprendemos muito. Passamos um ano de grande superação. Foi o ano em que comemoramos três décadas de trabalho, de resistência na cidade. Tenho para mim que é um motivo e tanto para me orgulhar da empresa que se firmou em Ribeirão Preto. Quantas são as empresas que, hoje, sobrevivem por 30 anos no Brasil? Está cada vez mais difícil empreender e prosperar na economia. Para nós, é motivo de grande alegria saber que passamos pelas dificuldades ao longo de todo esse tempo e nos mantivemos vivos e ativos por mais um ano.

Por alguns momentos, questionei se deveríamos comemorar e festejar essas conquistas, diante de tantos problemas que assolam o Brasil. Pensei, por muitas vezes, que ficaria dissociado da realidade celebrar vitórias diante de tanta turbulência nacional, mas acabei por entender que cada pequena vitória precisa ser comemorada. Passamos por poucas e boas nessa vida e nunca sabemos o que ainda está por vir. Enquanto o inesperado não aparece, o que precisamos é mover o que for preciso para sermos felizes.

Já escrevi sobre meu otimismo. Não desisto de encontrar caminhos e procurar saídas para os problemas que aparecem. Sempre acredito que haverá alguma solução, por mais difícil que pareça encontrá-la, por isso, acredito profundamente que cabe a nós atrair as boas energias gerando boas vibrações. As reclamações fazem o clima ficar ainda mais pesado. É melhor encarar a dura realidade e fazer o possível para mudar o que não estiver de acordo.

Existe aquela máxima de que somos nós que fazemos o ano bom ou ruim. Acredito numa parte nisso. Fato é que encontramos algumas adversidades que não esperamos e o inesperado nos assusta e pode nos fazer corrigir a rota da caminhada. O importante é não desistir nem se abater diante de cada necessidade de ajuste. Nem tudo é como queremos que seja, nem todas as dificuldades são simples de serem superadas, mas, como escreveu Guimarães Rosa, “o que a vida quer da gente é coragem”.

Em um ano de tanto aprendizado, não me resta dúvida de que o mais importante é agradecer todos aqueles que contribuíram para que a Revide tivesse tantas vitórias e se consolidasse como a principal revista de Ribeirão Preto e região. Obrigada a todos os amigos e parceiros que fizeram com que os 30 anos da Revide fossem mais do que um aniversário. Eles foram a certeza de que vale a pena lutar pelos sonhos que temos.
Que venha 2017! 

Compartilhar: