Você já pensou o que é inteligência emocional e em como ela influencia o seu dia a dia?

Você já pensou o que é inteligência emocional e em como ela influencia o seu dia a dia?

É bem provável que você conheça alguém do seu trabalho, convívio social ou até mesmo na sua família que não consegue manter o equilíbrio diante de situações de estresse, em que algo fuja do controle, da rotina.

É muito comum ouvirmos que “está cada vez mais difícil lidar com pessoas”. Pensando que nossa vida está pautada em relacionamentos, como podemos tornar nossa comunicação interpessoal mais produtiva?

O primeiro passo é identificar as respostas para os seguintes questionamentos: “Tenho dificuldades para estabelecer uma comunicação produtiva e persuasiva? Atinjo meus objetivos me relacionando? Ou preciso melhorar?

Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, abrange muito bem “como dizer”. O quanto ter sensibilidade em nossas palavras interfere em nossas relações cotidianas.

Para o Doutor e PhD Hendrie Weisinger, a inteligência emocional advém de alguns componentes:

- Capacidade de perceber e expressar corretamente uma emoção;

- Capacidade de gerar sentimentos, quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou de outra pessoa;

- Capacidade de controlar as próprias emoções para promover o desenvolvimento emocional e intelectual.

Veja algumas dicas para alcançar sucesso em seus relacionamentos:

- Elogie primeiro e depois corrija: aprecie algo que a pessoa tenha feito e depois oriente sobre o fato ocorrido;

- Tente compreender a percepção do outro: antes de julgar, criticar, peça para o outro explicar melhor sua experiência;

- Fale sobre assuntos que despertem o interesse do outro: conversas que apreciamos são com pessoas que temos algo em comum;

- Reconheça seu erro: admitir humildemente um erro e pensar em formas de melhoria. Justificar não trará ganhos para seus relacionamentos.

O assunto de hoje nos faz perceber o quanto nosso sucesso depende das nossas relações e o impacto positivo da comunicação equilibrada em nossa vida pessoa e profissional. E claro, não podemos deixar de mencionar também a linguagem do nosso corpo. Precisa existir harmonia entre o conteúdo verbalizado e os sinais que expressamos.

O coaching o ajudará a desenvolver e alavancar nossa habilidade de comunicação, com técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas.

 

Compartilhar: