Enem... me fale !

Enem... me fale !

Saiu o Edital do ENEM 2018 e sobre ele, algumas considerações.

Primeiro, sobre o cronograma:

► Solicitação de isenção da taxa de inscrição 2 a 11/04/2018

► Justificativa de ausência no Enem 2017 2 a 11/04/2018

► Inscrições 7 a 18/05/2018

► Pagamento da taxa de inscrição 7 a 23/05/2018

► Solicitação de Atendimento pelo Nome Social 28/05 a 3/06/2018

► Aplicação 4/11/2018 e 11/11/2018

Sim, as duas datas de aplicação do ENEM 2018 serão em 4 e 11 de novembro. E a respeito de uma dessas datas, cabe um comentário: em 15 de dezembro de 2017, entrou em vigor o decreto nº 9242, que instituiu a hora de verão, a partir do primeiro domingo do mês de novembro, ou seja, teremos ENEM e mudança de horário...

 Ok. Continuemos.

No dia da prova, serão adotados os seguintes horários:

• Abertura dos portões 12h

• Fechamento dos portões 13h

• Início das provas 13h30

• Término das provas 1º dia 19h ( 5 horas e 30 minutos de aplicação )

• Término das provas 2º dia 18h30 ( 5 horas de duração )

Sim ! Serão concedidos 30 minutos a mais para as matérias do segundo dia de prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Assim, na média, cada questão terá, em média, o tempo de 3 minutos e 33 segundos de execução, já contando o tempo para passar as respostas no cartão.

As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

No primeiro dia do Exame – 4 de novembro:

⇒ Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação:  Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

⇒ Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

No segundo dia do Exame – 11 de novembro:

⇒ Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

⇒ Matemática e suas Tecnologias

 

Valor da Taxa

O valor da taxa de inscrição é de R$82,00 (oitenta e dois reais) e poderá ser paga até o dia 23 de maio de 2018, sob pena de a inscrição não ser confirmada. Quer uma dica ? Faça logo sua inscrição e vá pagá-la – caso não tenha isenção – você mesmo(a), na boca do caixa. Garanta sua vaga no processo.

Materiais

Entre os materiais que você não pode levar ao entrar na sala de provas, estão: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, sob pena de eliminação.

Agora, segundo o edital , podem ser levados para dentro da sala os materiais próprios como máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio, desde que sejam revistados pelo aplicador.

Direitos Humanos

Para o Enem 2018, foi retirado do edital o item que determinava a atribuição de nota zero à redação que desrespeitasse os direitos humanos. Isso porque no Enem 2017, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse esses direitos. Mas não se anime: há flexibilidade nesse item, porém o manual de Redação, com todas as regras, será publicado apenas um mês antes das provas.

 

Compartilhar: