O manual oficial de Redação no ENEM

O manual oficial de Redação no ENEM

Você sabia que existe um manual oficial de como fazer a redação no ENEM? Sabia que nessa publicação consta o que você precisa fazer para tirar nota máxima, explicando cada uma das competências, o que corrigido e observado, apontando o que o candidato deve e não deve fazer? Sabia que nesse manual o Inep analisa as redações nota 1000 dos anos anteriores?

Pois é.

Em 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, pela primeira vez, o Guia do Participante, referente à Redação. Desde então, uma boa parte do que precisa ser feito está lá. Ele tira grande parte das dúvidas que todos os alunos têm quando vão enfrentar a Redação no ENEM.

Mas, por que você, estudante, candidato, vestibulando, não tinha essa informação? Se é um documento público, se poderia ter sido difundido para milhares de escolas públicas e particulares do Brasil todo, por que em todas as palestras que eu faço sobre a Redação no Exame Nacional do Ensino Médio, só 30% dos alunos sabem da existência desse manual ?

Talvez porque as pessoas ficam mais preocupadas em saber quais são os supostos “melhores chutes” dos temas que vão cair; ou porque alguns querem se agarrar em polêmicas de última hora, como não haver necessidade de respeitar os direitos humanos no seu texto. Muito cuidado com o fake news e boatarias!

Além disso, eu nunca vi um professor de Redação entrevistado em qualquer emissora de televisão, rádio ou internet falando sobre esse manual. Aí tem a chamada: “Professores dos melhores cursinhos do país dão dicas de como fazer a Redação no ENEM !!!” Sabe o que isso vira, geralmente ? Lista dos temas prováveis ( e olha que o infinito é grande ) e erros mais comuns nos textos. Acho que poderiam, simplesmente, – e é só uma humilde opinião - falar assim: “Quer uma dica? Leia o manual de Redação feito pelo Inep para os candidatos!”

Bom, só para ser coerente... segue o link pra você baixar o PDF do manual. Sei que não é só isso. Mas é um grande caminho para você conseguir uma boa nota na prova de Redação.

https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2017/manual_de_redacao_do_enem_2017.pdf

Compartilhar: