Cerveja harmoniza com o quê?

Cerveja harmoniza com o quê?

É muito comum vermos pessoas falando dos tipo de vinhos e suas perfeitas harmonizações, e, sim, sabemos da ótima harmonização que os vinhos pode proporcionar. Agora, se formos falar das possíveis harmonizações com cerveja, vamos ter boas opções e muito a conversar. Podemos harmonizar diversos tipos e escolas de cervejas com praticamente todos os alimentos, com experiências surpreendentes.

Temos harmonizações fantásticas que podemos fazer com queijos e embutidos, que mudam nossa experiência em como beber e apreciar essas sensações indescritíveis. Sempre digo que na gastronomia, no mundo da cerveja e as harmonizações, existem poucas regras, e a experiência é o que vale a pena, então, segue aqui algumas dicas gerais, para uma interessante experiência harmonizada.

Temos a harmonização por equilíbrio de forças, ou seja, cervejas mais delicadas, pedem pratos mais leves, e cervejas mais intensas pedem pratos mais pesados. Um bom exemplo seria uma cerveja clara e leve do tipo Pilsner ou Witbier com um peixe branco; e um joelho de porco com uma cerveja do tipo Bock ou Weizenbock para uma harmonização mais pesada.

Temos também a harmonização por semelhança, onde se procura uma harmonia entre os elementos, acontecendo pelos gostos básicos: doçura, acidez e amargor. Um bom exemplo seria um frango assado e uma cerveja tipo Vienna Lager, onde temos suaves notas caramelizadas em ambos. Outra ideia seria harmonizar um medalhão de filé mignon com uma cerveja Brown Porter, pelas notas de leve tosta, uma boa harmonização para doces é a de um Petit Gateau com uma cerveja tipo Imperial Stout onde conseguimos assemelhar as notas de cacau e chocolate em ambos.

A harmonização por contraste é bem interessante, precisa-se de um pouco de cuidado, pois o álcool e gordura, doçura e acidez, combinam de forma previsíveis, mas, as vezes, não.

Alguns bons exemplos, o chocolate branco e uma cerveja tipo Fruit Lambic, a doçura contrasta com a acidez, tendo a fruta fazendo o contraste. Um escondidinho de carne seca com cervejas escuras do tipo Stout ou Porter, temos o contrastes do salgado da carne seca com o tostado do malte da cerveja. E um contraste bem interessante é a nossa feijoada com um estilo já bem conhecido que é a India Pale Ale, onde a gordura da feijoada contrasta com o amargor e o álcool da cerveja.

E aqui a harmonização por complementação, onde podemos considerar a cerveja como parte do prato, ou o prato parte da cerveja, os aromas e sabores devem se complementar. Um bom exemplo é a nossa feijoada e uma cerveja tipo Witbier.

Se você que gosta de cozinhar e de uma boa cerveja, não deixe de fazer suas próprias experiências em casa, lembrando que é ótimo cozinhar com cerveja, e as vezes, até adiciona-la às receitas! São essas as dicas básicas, desejo boas harmonizações e experiências, permita-se!

Compartilhar: