Uma harmonização classicamente estranha – Ostras e Stout!

Uma harmonização classicamente estranha – Ostras e Stout!

Uma harmonização clássica do século 19, originária do Reino Unido, principalmente na Irlanda, virou tradição por ser uma opção barata e ótima pra curar a ressaca!

A cerveja Stout é uma cerveja escura, cremosa, bem malteada, com sabor tostado. Temos uns bons exemplos famosos como a Guinness, Murphy’s e a Beamish, e a nacional Baden Baden Stout.

Eu gosto muito da combinação do sal da ostra e o doce da cerveja, a cerveja faz a função de “limpar” o sabor salgado das ostras e isso torna a experiência muito refrescante.

Sim, eu sei que Ribeirão Preto não é o lugar mais apropriado para comer ostras, mas como pretendo apresentar algumas harmonizações interessantes e diferentes, achei que essa seria uma boa, e, quando viajando pelo Reino Unido, vale a pena provar essa harmonização!

Aproveitando a harmonização clássica da cerveja stout e as ostras, que são frescas nesse caso, vou aproveitar e falar sobre outras cervejas que harmonizam bem com ostras, não necessariamente frescas.

Muito comum mundo a fora, é comermos outras fritas, aí, nesse caso, combinaria com cervejas bem carbonatadas, como a cerveja tipo Geuze, uma mistura de cervejas Lambic frescas e envelhecidas em barris, um estilo muito legal que é feito em torno de Bruxelas, na Bélgica, de fermentação espontânea, com sabores frutados. Quando harmonizando, não são essas notas frutadas que procuramos, mas sim a sensação de champanhe que temos com essa cerveja, com uma boa carbonatação e com um final seco. A Geuze é também bem ácida, e isso faz com que a acidez da cerveja corte a sensação de oleosidade da fritura.  

Essas ostras fritas são servidas como aperitivos, para se comer com as mãos, ou em deliciosos sanduiches, acompanhados de salada cremosa de repolho.

Se não ficou afim de beber uma cerveja ácida, outras opções são: uma Pilsen, ou uma cerveja bem lupulada.

Um outro modo de apreciar ostras é grelhadas, sim, como nosso churrasco!

Uma ostra grelhada combina muito bem com um estilo de cerveja alemã, a Rauchbier, (rauch significa "fumaça" em alemão) que obtém suas características de defumado, no processo de secagem do cereal maltado, tornando a combinação sensacional!

Bom, espero que tenham achado interessante essas harmonizações! Um tanto difícil de conseguirmos isso por aqui, mas se estiverem na praia e forem a um mercado de peixes e frutos do mar, tenho certeza de que conseguirão ostras boas, aí vale a pena ter a experiência completa, comendo-as frescas, empanadas e grelhadas. Garanto que não vão se arrepender!

 

Abraços!

Compartilhar: