Revide Vip

Hoje é 20 de Abril de 2014 - Ano 28 - Edição 706

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /
RSS

Blog Educação

Heliana Silva Palocci helianasilva@terra.com.br
Doutora em educação, pedagoga com especialização em gestão escolar e bióloga

A escola e a família: os desafios da sociedade contemporânea.

Postado em 23 de Agosto de 2010 às 15:08 na categoria Artigo

Escola: estabelecimento onde se ensina.
Família: núcleo de convivência, unida por laços afetivos.
Lar: edifício destinado à habitação.

A escola é um lugar de construção do conhecimento. É um espaço de vivências culturais, um estabelecimento onde se ensina. Estas definições sintetizam, de maneira simples, a complexa e controvertida função da escola.

Com muita frequência, assistimos a debates acalorados em torno da merenda escolar, do transporte escolar, dos consultórios dentários e dos psicólogos da escola. Todos esses temas são pertinentes ao ambiente escolar, podem ser debatidos e aprofundados. Porém, chamo a atenção para o objetivo principal da escola, que é transformar informação e construir conhecimento.

Pais e mães chegam à escola para "reclamar". Raramente reclamam que seus filhos sabem pouca matemática ou literatura, não dão muita importância para o raciocínio científico ou para os conhecimentos de geopolítica. É frequente pais desejarem conhecer o prédio da escola ou a sala de informática, esses espaços são boas ferramentas na tarefa de educar, mas estão longe de ser a essência educacional.

Projetos emancipatórios, aulas preparadas com rigor de conteúdos, temas e métodos, avaliações estruturadas com parâmetros internacionais. São esses diferenciais que mudam comportamentos de crianças e adolescentes. É através do diálogo, da participação e da valorização de comportamentos éticos que formamos boas pessoas, cidadãos comprometidos com a construção de uma nação mais próspera.

Caros pais, definam o modelo de educação que querem para os seus filhos. Pautem-se nos valores fundamentais para que eles sejam colecionadores de sucessos e não escolham as opções de fracassos. Reflitam, questionem e façam o projeto de educação de seus filhos com critérios, objetivos claros, mensuráveis com atitudes que possibilitem resultados adequados.

1-) Você gostaria que seu filho tivesse sucesso?
2-) Você acredita que o conhecimento muda as pessoas?
3-) Ler e estudar são importantes para você?
4-) Na hora de escolher a Escola do seu filho, quais são as prioridades?
5-) Quanto tempo por semana você gasta com o seu filho, conversando sobre os saberes do mundo?
6-) Que histórias você conta para seus filhos, de pessoas que fizeram a diferença no mundo ou de pessoas e atitudes que não deram certo?
7-) Você é capaz de explicar para seus filhos fatos e erros sem generalizar ou você é daqueles que dizem: os políticos são todos corruptos; os policiais são todos agressivos; os padres são todos...

Ao generalizar, você, além de cometer injustiças, envia a mensagem de que não vale a pena ser correto.A família necessita de um projeto coletivo com metas e resultados envolvendo todos os seus membros.

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

    Nenhum comentário para esse post.