Aposentadoria mais fácil para quem trabalha em hospital

Aposentadoria mais fácil para quem trabalha em hospital

Uma injustiça de longa data finalmente foi corrigida pela Turma Nacional de Uniformização (TNU): todas pessoas que trabalham em ambiente hospitalar podem ter a aposentadoria facilitada.
Antes apenas os médicos, enfermeiras e técnicas em enfermagem tinham suas atividades reconhecidas como insalubres pelo INSS.
Mas e os outros trabalhadores de ambiente hospitalar?
Também não estão expostos aos mesmos vírus, fungos, bactérias, doenças e outros agentes biológicos?

Decisão do Tribunal
Agora qualquer profissional que trabalha em hospital passa a ter direito a Aposentadoria Especial.
Não importa se é médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, serviços gerais em limpeza e higienização, TODOS tem o mesmo direito!

Atividade especial
Esses profissionais passam a ter o reconhecimento por presunção de que estão expostos ao agente nocivo biológico até 28/04/1995.
Após essa data é preciso demostrar que a atividade é, de fato, especial.
Isso pode ser feito por meio do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário, por um laudo pericial ou até mesmo através de uma Reclamação Trabalhista.

Fique esperto
 A grande vantagem do reconhecimento da atividade como especial é ter direito à aposentadoria SEM aplicação do fator previdenciário com apenas 25 anos de atividades exclusivamente especiais.
Por outro lado, se não completas esses 25 anos, a atividade especial servirá para adiantar a Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
Em resumo, quem exerce atividade prejudicial à saúde ou à integridade física, só tem a ganhar quando for aposentar.

Compartilhar: