Não consegue agendar o pedido de aposentadoria?

Não consegue agendar o pedido de aposentadoria?

A cada dia que passa aumenta a burocracia agendar um serviço previdenciário.

Muitas vezes o trabalhador apenas quer uma informação, que nada mais é que seu direito, mas encontra diversos obstáculos para isso.

A coisa está feia. O contribuinte paga suas contribuições, e tem que pagar em dia, senão tem multa, correção monetária e juros.

Mas na hora de tentar um simples atendimento, o que o trabalhador recebe em troca é um total desprezo.

 

Burocracia e mais burocracia

O cidadão  acessa o site da previdência, escolhe um serviço, por exemplo o requerimento da aposentadoria, e o sistema informatizado do INSS – que teria que simplesmente marcar o dia para ele ser atendido – diz que não tem disponibilidade.

Depois ele tenta ligar no 135 e a resposta é a mesma. E quando consegue um atendimento é para daqui dois, três, quatro meses. Isso é um absurdo.

A falta de disponibilidade para agendamento de data para protocolo de benefício causa prejuízo ao segurado por que é justamente a partir da data que ele agenda a aposentadoria é que começa a contar o dia em que o benefício será pago. E sem o agendamento ele perde dinheiro.

 

Luz no fim do túnel

Os Juízes Federais se reuniram e aprovaram um enunciado que diz assim: "A comprovação de denúncia da negativa de protocolo de pedido de concessão de benefício, feita perante a ouvidoria da Previdência Social, supre a exigência de comprovação de prévio requerimento administrativo nas ações de benefícios da seguridade social. "

Então o caminho é fazer uma reclamação na ouvidoria e depois cobrar do INSS que a data do início da aposentadoria seja aquela em que foi feita a reclamação.

 

Fique esperto

Quando o sistema de agendamento do INSS funciona é muito fácil fazer um pedido de aposentadoria e isso, que é uma coisa boa, pode induzir o trabalhador a solicitar um benefício sem os devidos cuidados.

Antes de pedir a aposentadoria é preciso fazer cálculos para ter certeza se está na hora certa. Muita gente perde dinheiro para o resto da vida por não planejar o momento correto de pedir a aposentadoria.

Depois que o trabalhador recebe o primeiro mês, saca o Fundo de Garantia ou põe a mão no PIS/PASEP, não dá mais para voltar atrás.

Fique esperto

Compartilhar: