O vinho rosé

O vinho rosé

O consumo de vinhos rosés vem aumentando rapidamente e, ao mesmo tempo, as ofertas para os consumidores têm acompanhado esse crescimento. Os vinhos rosés são excelente escolha para os dias e as noites quentes de verão, principalmente, por oferecer uma maior sensação de frescor, que se inicia pela cor, aromas e sabores florais, finalizando com frutas vermelhas. A temperatura ideal para a sua apreciação é ao redor de 5 graus centígrados. 

A cada ano que passa, o vinho tipo rosé vem ocupando presença maior no mercado, principalmente, na época de verão. A associação de ideias de que o vinho rosé lembra mais um “refresco” de frutas do que um verdadeiro vinho na acepção da palavra vem do desconhecimento de como ele é preparado e da oportunidade de apreciar os rosés elaborados com uvas de altíssima qualidade, como ocorre com os Rosé d’Anjou e com o Cabernet d’Anjou, produzidos ao longo do Vale do Loire, na França. 

Os vinhos rosés são produzidos, basicamente, de duas maneiras: em uma delas, as uvas tintas são maceradas com as suas cascas, que permanecem em contato com o mosto por um período que não excede 48 horas, quando, então, elas são removidas e o líquido obtido é fermentado; a outra maneira, utilizada com menos frequência, é a mistura do vinho branco com o tinto (assemblage), somente em regiões onde essa prática é permitida. Em todas as regiões vinícolas da Europa, o vinho rosé é elaborado com uvas tintas, com exceção da região de Champagne, onde resulta da mistura (assemblage) das uvas tintas Pinot Noir e Pinot Meunier com a variedade branca Chardonnay. Os badalados e requintados rosés elaborados na região francesa de Champagne são um índice de bom gosto e sofisticação. 

Quando a palavra Provence vem à mente, o vinho que aparece diante de nossos olhos e lembranças, geralmente, é um Rosé de Provence. A região de Tavel, também localizada no vale do Rhône Sul, na França, é sinônimo de rosés de altíssima qualidade, secos e intensamente aromáticos, que servem como referência ao avaliarmos as qualidades dos rosés elaborados em todas as outras regiões vinícolas ao redor do mundo. Portugal, tradicionalmente, é um grande produtor de vinhos rosés secos de acidez relativamente alta, alguns deles, frisantes, que harmonizam muito bem com a diversificada culinária regional. A Espanha se destaca principalmente pelos rosés espumantes, com denominação de origem controlada de Cava. Os vinhos tipo rosé produzidos no Brasil são de excelente qualidade, que se destacam quando comparados com outros rosés, principalmente com aqueles produzidos nos países do Novo Mundo. O verão está ardendo ao calor do sol, que tal uma taça de rosé para amenizar esses dias quentes? Um bom fim de semana para todos nós.

Compartilhar: