Salmão na manteiga de alho, louro, sálvia, tomates cereja e mirtilos

Salmão na manteiga de alho, louro, sálvia, tomates cereja e mirtilos

A elaboração exige tempo e contínua atenção, mas o resultado final é altamente compensador. Esta receita é ideal para demonstrar suas habilidades na cozinha durante todo o preparo e a finalização. Vamos lá!

1 - Em uma frigideira de fundo espesso e antiaderente, coloque 6 dentes de alho aparados em lâminas não muito finas e leve ao fogo; quando o alho começar a dourar, adicione 6 folhas de louro e 6 de sálvia frescas. 

2 - Somente quando as bordas das folhas ficarem ligeiramente tostadas, adicione 1 colher de sopa de manteiga e 2 de azeite de oliva; uma vez que a manteiga derretida começar a borbulhar, despeje em uma tigela pequena e reserve. 
3 - Na mesma frigideira, adicione 2 colheres (cada) de azeite de oliva e de manteiga e 2 postas altas de salmão fresco e sem a pele. 

4 - Fazendo movimentos circulares contínuos com a frigideira e com o auxílio de uma colher, regue as postas com a mistura da manteiga e do azeite, mistura que deve estar borbulhando. 

5 - Quando as postas do salmão estiverem bem tostadas de um lado, vire-as e continue o procedimento, ocasionalmente retirando a frigideira do fogo. 

6 - Rodeie as postas com uma generosa quantidade de tomates cereja sem as sementes, corrija o sal e pulverize com pimenta do reino, de preferência moída na hora.  

7 - Quando os tomates murcharem e soltarem da pele, retire-os da frigideira, juntamente com o salmão, distribuindo-os em 2 pratos. 

8 - Volte o molho reservado para a frigideira, acrescente ½ colher de sopa de manteiga e, quando começar a borbulhar, adicione o caldo de 1 limão siciliano pequeno.

Distribua este molho harmoniosamente sobre o salmão, adicione alguns mirtilos frescos sobre os tomates cereja. Aprecie, com moderação, com uma taça de Chardonnay que passou por barrica de carvalho e não muito jovem.
Bon appétit!

Compartilhar: