Torta de frango e macis

Torta de frango e macis

O FRANGO: 2 coxas e sobrecoxas de frango com a pele (aproximadamente 350 gramas cada), temperadas e marinadas por 2 horas.

O TEMPERO: ½ xícara de chá de cebola picadinha; 2 tomates rasteiros sem a pele picadinhos; 2 dentes de alho amassados; ½ pimenta dedo de moça picadinha; 2 colheres de chá de sal; 1 colher de café de pimenta do reino moída; 1 colher de chá generosa de macis em pó; ¼ de xícara de chá de vinagre de maçã. Besunte as partes do frango com este tempero e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

DOURANDO O FRANGO: escorra as partes do frango do tempero, coloque 1 colher de sopa de óleo de semente de girassol em uma panela de fundo espesso, distribua 1 colher de sopa de açúcar cristal sobre o óleo e doure as partes do frango com a pele voltada inicialmente para baixo — quando bem douradas, vire-as e doure do outro lado. Adicione a marinada, 4 folhas de louro, 1 ramo de alecrim, 6 folhas de sálvia, 1 cenoura cortada em tronquinhos. Continue cozinhando até que frango fique bem macio e desfiando ao ser tocado com um garfo. Vá adicionando água aos poucos, até obter um caldo residual de cerca de 500 ml 

FINALIZANDO: recolha e reserve o caldo na geladeira para separar a gordura que, quando solidificada, deverá ser removida, restando um caldo gelatinoso. Utilize este caldo para preparar um molho velouté espesso com a adição de 2 colheres de sopa (cada) de farinha de trigo e manteiga.  Desosse o frango, desfie toda a carne e a pele, adicione o molho e mais 1 embalagem de ervilhas cozidas juntamente com o molho velouté. Cuidadosamente, incorpore todos os ingredientes com o auxílio dos dedos, corrija o sal e distribua em uma forma refratária pesada. Cubra com massa podre ou folhada, pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus centígrados, até que a massa fique bem dourada. 

Durante este tempo, aprecie o típico e peculiar aroma do macis se desprendendo na sua cozinha. Você não irá resistir, mas esta torta ficará melhor ainda no dia seguinte quando ligeiramente aquecida. Aprecie, com moderação, com uma taça de Sauvignon Blanc. Bon appétit!
 

Leia o que é o macis em www.revide.com.br/blog/joao-roberto/macis-46/

Compartilhar: