Urucum

Urucum

A planta nativa da região amazônica teria se espalhado por toda a América do Sul, pelas ilhas do Caribe, estendendo-se até o México, onde seu fruto foi profundamente incorporado aos hábitos culinários. Um arbusto que pode atingir até nove metros de altura, o urucuzeiro foi propagado de maneira espontânea através das sementes transportadas pelo vento e pelos pássaros. Do urucuzeiro (Bixa orellana L.) florescem em abundância belas flores rosáceas, das quais se originam cápsulas que se agrupam em formato de cachos espinhosos, inicialmente verdes, progredindo para um vermelho intenso e, finalmente, o marrom. Esses cachos se abrem de maneira espontânea, abrigando em seu interior pequenas sementes vermelhas. 

Os frutos devem ser colhidos antes de se abrirem para que as sementes, conhecidas na linguagem popular pelos nomes de urucum e colorau, sejam coletadas e utilizadas como condimento e corante natural de alimentos e de cosméticos. Uma maneira prática de utilizarmos o urucum para preservar seu discreto e característico aroma e sabor é preparando o óleo de urucum ou colorau, ou ainda pulverizando as sementes e aplicando-as diretamente sobre carnes, peixes, aves, vegetais, arroz, polenta, massas e pastas preparadas com farinha. Também pode ser utilizado como complemento de outros condimentos, ervas aromáticas e especiarias. Assim utilizado, o urucum impregna os alimentos com uma discreta e convidativa cor vermelha-alaranjada, além de adicionar um típico e discreto aroma e sabor. Experimente.
 


O óleo de sementes de urucum

Em uma panela pequena, coloque ½ xícara de chá de óleo vegetal e aqueça em fogo baixo até começar a desprender uma leve névoa, indicando que está na temperatura correta. Cuidadosamente, acrescente ¼ de xícara de sementes de urucum e movimente a panela em círculos fora do fogo. Quando as sementes estiverem totalmente cobertas pelo óleo, retorne ao fogo por mais 1 minuto. Deixe esfriar, coe para remover as sementes, coloque em 1 copo ou vidro de boca larga, vede a boca com um filme e conserve no refrigerador. O óleo de urucum pode ser mantido no refrigerador por até 2 meses, período que mantém a cor e o sabor. Divirta-se.  Bon appétit! 

Compartilhar: