Os segredos da liderança (IV)

Os segredos da liderança (IV)

 

          Apontamos alhures que traços, habilidades e comportamentos constituem três grandes dimensões do processo de liderança. Todavia, a história da liderança não se resume apenas nisso. Liderar não depende unicamente dos mesmos. Talvez, em algum momento, você tenha se perguntado “Se um líder é bom, por que a situação importa?” ou “Se eu já reconheço que seguidores, e situações, afetam a liderança, por que necessito conhecer mais sobre esta?”. Respondendo às suas dúvidas, digo, “Reflita: quem os líderes lideram?”, “Eles lideram sempre as mesmas pessoas?”, “É, a situação, a mesma?”. Obviamente, a resposta a ambas as questões é “Não.”. Segue-se, então, que o tipo de pessoas e os fatores situacionais são importantes para o líder considerar.

          Líderes não trabalham sozinhos. Devem ter uma pessoa, ou um grupo de pessoas, para liderar. Estes seguidores podem ser seus empregados, estudantes, jogadores, trabalhadores, voluntários, ou, até mesmo, membros da família. Qualquer pessoa com a qual o líder trabalhe, visando a alcançar um objetivo comum, é considerada um seguidor. Entretanto, há diferentes tipos de seguidores e isso pode dificultar, aos líderes, como agir com todos eles. Algumas pessoas são fáceis de liderar; já outras, nem sempre. Também, o líder pode liderar múltiplos indivíduos independentes ou, o que ocorre na maioria das vezes, o líder está liderando estes indivíduos reunidos em um grupo. O que isto importante? Importa que, lidar com um indivíduo é muito diferente de lidar com um grupo. Quando um simples seguidor está envolvido, um líder deve se preocupar com apenas uma pessoa, suas preferências e atividades. Já se um líder trabalha com um grupo inteiro, então, ele deve considerar, não apenas, o grupo como um todo, mas, também, cada membro individualmente.

          Quando liderando grupos, importa que os membros do grupo caminhem lado a lado, trabalhando juntos efetivamente. Em assim o fazendo, cada membro cria uma identidade dentro do grupo, o que faz com que, cada um sinta-se associado com os demais como um todo. A maneira que os líderes e seguidores interagem pode depender de vários fatores, dentre eles, como o líder é percebido, bem como, como o líder percebe seus seguidores. Essas percepções sobre o comportamento dos outros são denominadas atribuições. Como mencionamos, há um outro fator que tem grande influência sobre a liderança: a situação. É fácil negligenciar a ideia de que diferentes situações requerem diferentes tipos de liderança. No contexto das recentes pesquisas, aspectos situacionais são sempre considerados como determinando o comportamento da liderança ou fortemente influenciando-a. Há vários, e diferentes, tipos de situações que podem impactar a liderança, dentre os quais podemos destacar: a) ambiente; b) organização; c) cultura; d) crises; e e) mudanças. Falemos sobre eles.

          Vários aspectos do ambiente (a) podem determinar como a liderança ocorre. Um exemplo disso é a estabilidade; se o ambiente centra-se sobre política, sociedade, segurança ou aspectos legais, bem como, quais são os tipos de relacionamentos e redes sociais que existem no ambiente. É óbvio que os líderes devem comportar-se diferentemente quando a organização é estável. Eles devem levar em conta a instabilidade do ambiente a fim de liderar com sucesso. A natureza da liderança (b) também pode mudar dependendo do caráter de uma organização. As organizações podem ter diferentes filosofias, configurações, tipos ou estruturas. Também a cultura organizacional (c) pode afetar a liderança através de seus valores e as concepções daqueles que fundaram a cultura ou qualquer contracultura emergente.

Em relação às crises (d), estas são delicadas porque requerem um tipo diferente de líder do que o requerem as situações normais. Quando em crise, as ações envolvem alto nível de estresse, destacando-se um problema não claro ou, também, resultados não claramente definidos, que requerem um líder para criar novas soluções. Já em relação à mudança (e) trata-se, a mesma, de um amplo conceito, referente a qualquer novo esforço para alterar uma organização. As mudanças podem ocorrer através de fusões, divisões ou de uma revisão da maneira como as coisas são feitas dentro da organização. Uma organização pode mudar por várias razões, incluindo sobrevivência e competição. Uma questão contínua, dentro do estudo da mudança, é qual tipo de líder é melhor para realizar a mesma. Em adição, resistência à mudança é, também, um aspecto significativo para os líderes tentando uma mudança organizacional.

          Logo, revelar os segredos da liderança não é uma tarefa muito simples. Liderança é um construto multifatorial e, dentre seus fatores, os líderes devem considerar seus seguidores e as situações em que ambos estão inseridos.

 

Compartilhar: