Febre Amarela

Febre Amarela

*Artigo de utilidade pública sobre o surto de Febre Amarela no Brasil.

O Ministério da Saúde informa que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) atualizou, nesta terça-feira (17), casos suspeitos de Febre Amarela silvestre no estado. Até o momento, existem 37 casos prováveis da doença, sendo 22 óbitos prováveis. No total, são 184 casos suspeitos notificados e 47 mortes suspeitas da doença em 29 municípios.

A vacinação imediata contra febre amarela deve ser, preferencialmente, a pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e a pessoas que nunca se imunizaram contra a doença.

É importante informar que a vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, o total distribuído foi de mais de 16 milhões de doses. A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.

A bióloga Márcia Chame, pesquisadora da Fiocruz, relata a possibilidade de que o desastre em Mariana/MG, ocorrido na tarde do dia 05 de novembro de 2015 pode ter relação com o surto atual da doença no estado. De acordo com a pesquisadora, mudanças bruscas no ambiente podem afetar a saúde dos animais, incluindo os macacos, tornando-os mais suscetíveis a doenças como a febre amarela. A tragédia em Mariana pode ter deslocado populações de hospedeiros primatas não humanos e vetores para regiões próximas do ser humano. Informações sobre o desastre em Mariana acesse: https://www.revide.com.br/blog/karla-cristina-stropa-goulart/pior-desastre-ambiental-dos-ultimos-30-anos/ 

O que é a febre amarela?
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela (FA) no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.  Na FA silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na FA urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.   

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. Vale chamar atenção para um detalhe: A Febre Amarela pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

O período em que o vírus irá se manifestar no homem varia de 3 a 6 dias, após a picada do mosquito infectado, podendo se estender até 15 dias. A maioria das pessoas apresenta melhora após os sintomas iniciais, no entanto cerca de 15% apresentam apenas um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Esse homem doente pode servir como fonte de infecção para outros mosquitos transmissores durante no máximo 7 dias (entre 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até 3 a 5 dias após).  Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura. Isso quer dizer que você só pode ter febre amarela uma vez na vida.

Curiosamente, a introdução de novos arbovírus no Brasil tem sido relatada desde o século XIX. Em dezembro de 1848, o vírus da febre amarela, foi introduzido na cidade do Rio de Janeiro por meio do navio norte-americano Navarra. A febre amarela foi erradicada no Rio de Janeiro em 1909, depois de Oswaldo Cruz batalhar 6 (seis) anos contra o mosquito.

Fontes:https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27343-atualizacao-dos-casos-suspeitos-de-febre-amarela-17012017 (Ministério da Saúde)

https://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52216&catid=566&Itemid=50155 (Blog do Ministério da Saúde)

https://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v49n6/0037-8682-rsbmt-49-06-00665.pdf (How are so many foreign arboviruses introduced in Brazil? - Rev Soc Bras Med Trop 49(6):665-667, November-December, 2016. doi: 10.1590/0037-8682-0499-2016)

Ilustração capa: André Luiz Gomes

 

 

Compartilhar: