Chá de Bênçãos! Você já ouviu falar sobre isso?

Chá de Bênçãos! Você já ouviu falar sobre isso?

Olá, queridas leitoras!

Hoje, quero compartilhar com vocês um assunto que me chamou a atenção por ser algo relativamente simples, mas pouco difundido entre a nossa cultura: chá de bênçãos!

No passado, os nativos americanos, tinham um cuidado bastante peculiar e especial para com as mulheres grávidas. Como assim? Bem, antes de a futura mamãe dar à luz, eles se reuniam em torno da mulher para dar forças para ela, principalmente, na hora do parto! Era como um chá de bebê, só que, neste caso, com muito respeito à natureza, ao espírito, a vida animal e vegetal, pois, para eles, tratava-se de uma transição sagrada! O que de fato é, não é mesmo?!

Na atualidade, é comum vermos os famosos “chás de bebês”. É o momento em que a grávida aproveita para reunir familiares, amigas, confraternizar com alguns quitutes e muitas brincadeiras e, ainda, ganhar muitos mimos e presentinhos para o futuro bebê e para ela também, claro.

Mas, o que me chamou a atenção, foi a forma como os chás de bebês tem se reinventado, e, de uma maneira que, beneficia, ainda mais, as mamães e os futuros bebês. Ao invés, de fazer o tradicional chá de bebê, um grupo de mães resolveu aderir a esta prática que vem lá do passado, pelos nativos americanos conforme eu disse, e que foi intitulado de “Chá de Bênçãos”. Mas como é um “Chá de Bênçãos”? Nada mais é do que um encontro de amigas para compartilhar mensagens e energias positivas para a mãe! Ao contrário do chá de bebê, em que as atenções, geralmente, se concentram naquele futuro ser, o “Chá de Bênçãos” é feito, especialmente, para a grávida! Nesta ocasião, a gestante pode receber o REIKI (um tratamento que utiliza uma técnica de imposição das mãos e que atua com resultados concretos na ansiedade, stress, depressão, insônia, medo, insegurança, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas), massagens relaxantes, escalda pés, meditação, enfim, vocês planejam uma tarde especial!

O objetivo aqui, não é ganhar presentes, mas promover um momento de descontração e relaxamento com a família e com as amigas! Uma dica é que cada amiga leve um prato de comida, passe uma tarde gostosa de muito afeto e carinho, participe do escalda pés, troque experiências, e, claro, participe das brincadeiras!

Outra curiosidade: as amigas podem fazer um ultrassom ecológico - são os desenhos na barriga, conforme a posição do bebê, ou seja, dêem asas a criatividade!

Espero que tenham gostado!

Com carinho,

Dra. Lu

 

Fonte de pesquisa:

- Blog mãe de Guri: https://www.maedeguri.com.br/2013/10/cha-de-bencaos.html
- Mães do Instituto Aninhare:  www.aninhare.com.br
- Grupos da Pastoral da Criança que realizam essa prática com famílias da comunidade.

Fotografia: Sam Gollob: https://www.samgolob.com

Compartilhar: