As bicicletas ultrapassam carros há muito tempo!

As bicicletas ultrapassam carros há muito tempo!

Se você não sabe disso, ou lê muita revista Veja, ou ama o Reinaldo Azevedo ou pensa que bicicleta é para passear de domingo. Ou as três coisas juntas.  

Eu achava praticamente impossível utilizar bicicleta aqui em Ribeirão Preto, mas tomei coragem e experimentei. Há alguns anos utilizo bicicleta como meio de transporte e ando em torno de 8 km por dia. Acho que algumas pessoas que ainda me chamam de “esquerda caviar” talvez não saibam disso... Muito prazer! Agora vão me chamar de esquerda-caviar-ativista-radical.

Minha família está preocupada comigo e me incita a abandonar a bicicleta. Enquanto eu vou de bicicleta para o trabalho e levo mais ou menos o mesmo tempo que levaria se fosse de carro, economizo em academia e combustível e ainda incentivo minha família a se aproximar de Deus. Reza mãe! Só vantagens!

E o prefeito Haddad foi mexer num vespeiro paulista: a pressa.

Paris, Londres e Nova York reduziram a velocidade máxima permitida já há algum tempo com bons resultados. Para incentivar o uso de bicicletas, Paris vai reduzir velocidade do tráfego no centro para 30km/h. Em Londres o foco fica na implementação do limite de 20 milhas por hora (32 km/h) em ruas e avenidas estratégicas. Em Nova York o limite de velocidade nas ruas caiu para 25 milhas (40 km/h).

Então para quem é contra a redução digo que “é o que você acha, contra os fatos do mundo”. Em São Paulo pode dar errado? Pode sim, por que há outras variáveis que vão contar para que ocorra um aumento real na velocidade média, mas uma coisa é certa: haverá diminuição de acidentes graves e fatais. A ideia é aumentar a segurança dos motoristas, pedestres e também incentivar que você vá a pé ou de bicicleta onde quer que vá. 

Em São Paulo seria diferente? Parece que não. Mas é incrível! Tem muita gente reclamando, postando vídeo de ciclistas ultrapassando carros, como se isso fosse o maior absurdo do planeta! Mas não. É a coisa mais normal do mundo, em cidades abarrotadas de carros, um ciclista conseguir fazer um trajeto no mesmo tempo que um carro, ou em menos tempo! Faz a prova?

É experiência mundial sendo aplicada em uma cidade que já cansou de ter problemas de trânsito. Enquanto o mundo aponta por soluções que incentivem o transporte público, bicicleta, metrô e caminhada há gente que pensa ao contrário. Fazer o quê?

Falam que o transporte público é ruim e, antes de tomar medidas contra o uso do carro, há que se melhorar outros meios de transporte. Mas por quê não fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Por que atacar assim medidas baseadas na experiência internacional?  

Muito da feiura e desumanidade das cidades deve se ao fato de que ela é um “não lugar”, um lugar por onde passamos e transitamos, um lugar de carros fechados e maquinas, não de humanos e famílias. Assim, penso que qualquer incentivo que coloque pessoas de volta nas ruas pode ser bom.

Uma ideia moderna: reduzir tudo! Velocidade, consumo,  pensamento, ansiedade, ganância...   

Afinal, o que está por trás da tão falada corrupção? Não é o desejo de enriquecimento rápido e desenfreado?

Infelizmente não dá pra botar limite de velocidade de entrada de grana suja na conta do corrupto. Mas pode-se incentivar uma cultura “do menos”, da calma e da paciência. E o trânsito pode ser um bom laboratório.

 

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