Como entender Jair Bolsonaro?

Como entender Jair Bolsonaro?

"O conflito do homofóbico é que a homossexualidade deve ser eliminada do planeta porque a homossexualidade lhe é tentadora, convidativa e perturbante."

Jair Bolsonaro é um dos mais polêmicos deputados.

Seja lá o que essa palavra “polêmico” signifique neste caso, creio que é melhor o rotularmos apenas disso, tendo em vista a grande capacidade que esse senhor tem de promover discussões passadistas, irracionais e fantasiosas.

O deputado afirma que tem saudades do período da ditadura brasileira, em que havia autoridade e ordem pública e se auto-intitula de defensor dos bons costumes da sociedade brasileira. Atualmente sua missão é combater os “Kits-gays”.

Os objetivos do “Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais” (que Bolsonaro chama simplesmente de Kit-Gay) são (1) Promover os direitos fundamentais da população LGBT brasileira, de inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, dispostos no art. 5º da Constituição Federal; (2) Promover os direitos sociais da população LGBT brasileira, especialmente das pessoas em situação de risco social e exposição à violência; (3) Combater o estigma e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Podemos perceber que o programa visa terminar com violências e preconceitos dirigidos a minoria LGBT, e garantir direitos humanos fundamentais. Apenas isso.

Mas para Jair Bolsonaro o programa vem incitar crianças a se tornarem homossexuais. Isso é verdade?

Sabemos pela psicanálise e pela nossa experiência de vida que o "incentivo" pode não ser fator fundamental de alguma escolha ou comportamento.

Por isso vemos pessoas - que foram criadas sob um ambiente repressor, cheio de normas e preconceitos - serem homossexuais. Assim como uma pessoa criada por uma família católica, pode vir a ser protestante ou mesmo um ateu. Por mais que incentivemos nosso filho a ser um médico, não podemos garantir que ele, no futuro, não opte por ser um advogado ou carpinteiro. Na verdade, na maioria das vezes acontece o contrário: quanto mais incentivamos tal atitude mais ela tende a ser desobedecida. Podemos concluir uma coisa: a influência não é direta, ela passa por caminhos “não lógicos” no psiquismo de cada indivíduo e, portanto, não pode determinar um comportamento específico de maneira infalível.

Bolsonaro diz que seus filhos foram muito bem educados e que, portanto, jamais se tornariam gays ou se relacionariam de maneira promíscua. Na mente de Bolsonaro certos preceitos de “boa educação” e “boa conduta” e de “moralidade normal” são formados por influência direta de uma instituição poderosa que dita as leis, as normas. Assim, o pai está para o filho assim como o estado está para a sociedade.

Outra questão é porque as leis são feitas? Porque precisamos criar uma lei contra a homofobia? Quero que o leitor me responda se faria sentido criarmos uma lei que proibisse as pessoas de darem piruetas em locais públicos? Creio que a resposta seja não.

De fato, ninguém tem desejo desenfreado de dar piruetas em locais públicos e isso, portanto, não precisa ser regulado. Então, uma lei é criada onde o desejo humano se expressa. A lei vem no sentido de barrar, reprimir certo desejo humano. No caso da homofobia, um desejo de aniquilar quem gosta de pessoas do mesmo sexo.

A questão é mais ampla. Penso que todo ser humano tem um desejo de aniquilar tudo que não lhe é semelhante, e por isso necessitamos criar mecanismos legislativos que coíbam essa prática. O homofóbico vê o gay como o diferente? Não! O conflito do homofóbico é que a homossexualidade deve ser eliminada do planeta porque a homossexualidade lhe é estranhamente familiar, tentadora, convidativa e perturbante. O conflito se dá porque se quer intimamente algo que não se pode ser. 

Bolsonaro, um dia será presidente do Brasil. Ou ele ou alguém que siga exatamente esta receita sedutora e simples de mascarar a verdade, simplificando grandes questões humanas. Deus nos livre !

Compartilhar: