Como não morrer em Ribeirão Preto andando de bicicleta

Como não morrer em Ribeirão Preto andando de bicicleta

Fugindo do tédio das repetições exaustivas e do ambiente nada saudável das academias de ginásticas (som alto e gente hipertrofiada se olhando no espelho) e restrições alimentares que me trariam um vida de baixa qualidade, resolvi tomar uma atitude. Comprei uma bicicleta. Quando digo isso aos amigos, eles já pensam em combinar comigo um passeio de bicicleta sábado à tarde. Eu digo não. Não gosto de passear de bicicleta.

Minha ideia foi de me obrigar a fazer algum tipo de exercício físico, perder uns quilos e me curar de algumas dores nas costas, posto que fico sentado o dia todo. Compartilho com muitas pessoas a ideia de que só não vou ao banheiro de carro porque o corredor é estreito. Mas mesmo assim, resolvi tentar a mudança. 

La vou eu pelas ruas de Ribeirão Preto e em pouco tempo já sinto os benefícios das pedaladas que somam 30 minutos diários, sem gasto de gasolina e com muito mais energia mental para o trabalho.

Contrariando minha profissão que me impede de dar dicas e macetes para um vida mais bela, saudável ou coisa do tipo, vou enumerar algumas dicas/situações que posso comunicar. Já aviso que algumas não são nada politicamente corretas.

A bike e o meio ambiente 

Além de não poluir e não fazer barulho a bicicleta não prejudica seu bolso no fim do mês, pois você vai economizar em academias e combustível (preserva o meio ambiente e o bolso do Homo Sapiens).

A bike e equipamentos

Compre uma Montain Bike boa mas nem tão cara (em torno de R$ 1000,00), porque você vai sentir na pele o que é um buraco no asfalto e vai perceber que as calçadas são o pior lugar possível para seres humanos caminharem. Coloque o máximo de lâmpadas que conseguir. Use camisetas claras e se tiver chovendo tire os óculos - mesmo que, como eu, tenha mais de 5 graus de miopia. Coloque os cadarços do tênis para dentro ou compre um tenis sem cadarço. Homens! Usem cuecas novas e mais justas. Calça de ciclista ajuda bastante. Capacete é otimo sobretudo na chuva  

Quanto ao calor dessa cidade, você deve levar na sua mochila impermeável sua roupa de trabalho, porque vai suar bastante. Chegue 30 minutos antes do seu trabalho para evaporar o suor e beber muita agua.

Rua, calçada e ciclovia 

Os carros estão estacionados dos dois lados da rua e você não terá muito espaço e, se insistir em andar na rua à direita como você deve, vai receber fechadas, buzinadas e xingamentos bem originais. E mais: é na direita que os ónibus andam, onde há mais buracos e onde os bueiros estão genialmente posicionados. Cuidado extremo com caminhonetes e SUVs. Pela minha experiências donos destes veiculos não dão seta, não param no sinal vermelho/amarelo, não respeitam faixa de pedestre, falam no celular e são bastante maleducados.

Portanto faça sua escolha: agir dentro da lei e morrer ou ser um fora da lei com vida. Ciclovia é para os sortudos que moram no exterior. Você, biker ribeirãopretano, que quer ir ao trabalho não vai ter esse privilégio. Você portanto terá que subir e descer calçadas muitas vezes.

Nas calçadas diminua a velocidade e quando ficar impossibilitado de passar, desça da bike e transforme-se em um pedestre na maior cara de pau. Tenha especial atenção com idosos, crianças e pessoas falando no celular pois elas caminham nas calçadas em zigue zague tornando impossivel a previsão do próximo passo. As calçadas são bem melhores para andar de bike, mas ainda são péssimas. Imagino alguem que necessite de cadeira de roda para se locomover, que desgosto teria em Ribeirão Preto. Aliás fica a sugestão para o novo prefeito de RP dar uma voltinha de cadeira de rodas pelas calçadas da nossa cidade. Outra coisa, quando estiver em alta velocidade segure o guidon (guidão) bem suave e distribua seu peso nos pedais, fique em pé na bike com os joelhos flexionados e prenda a coxa no selin, isso vai absorver os impactos dos buracos da rua.

Você sabe que cães adoram correr e latir para bicilcletas, não? Minha dica nesse caso é chutar o cachorro. Maldade? Não. Há algumas semanas tomei uma mordidade de um cão de rua, tive que tomar 5 injeções antirábica e uma dolorosa antitetânica. Prefira chutar o cachorro, ok? 

“O maior respeita o menor” e sinais de trânsito

Acho que essa é a lei de trânsito mais importante e, se fosse bem aplicada, traria benefícios grandes. Mas esqueça dela e pare em todas as esquinas mesmo com o sinal aberto. Em geral o motorista ribeirãopretano respeita o ciclista, mas não dê mole, fuja dos carros, motos e caminhões por onde puder.

Isso vai fazer com que sua viagem ao trabalho se torne uma grande aventura. É ótima a sensação de terminar um dia de trabalho e ter seu suor evaporado pelo vento.

Compartilhar: