Medicina ou Psicologia?

Medicina ou Psicologia?

O LEITOR PERGUNTA

“Olá, estava pesquisando sobre psicologia pela net e achei seu site. Achei muito esclarecedor suas respostas, mas tenho uma grande dúvida. Estou fazendo curso pré-vestibular para medicina, mas cheguei a uma conclusão que não é realmente isso que desejo para a minha vida. Sempre me interessei muito pelo ramo da psicologia, mesmo que as pessoas de minha casa sejam contra. Pretendo fazer esse curso ano que vem e me especializar em psicologia da infância e da adolescência. Você acha um bom curso? Fico conversando com os meus amigos e vejo que tem um bom mercado de trabalho se você souber realmente aquilo que faz. Sempre gostei desse ramo, mesmo gostando de medicina, acho que muitas doenças podem ser sim psicossomáticas e não adianta ser apenas médico do corpo, sem entender a “mente” da pessoa. Espero que você tenha entendido minhas dúvidas. Desde já agradeço.”

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

 
MINHA RESPOSTA

Olá,

Essa é uma questão muito comum de estudantes do pré-vestibular e até de pessoas que já fazem uma faculdade nas áreas de saúde: que tipo de visão vou adotar como profissional para ajudar as pessoas e ganhar minha vida?

Creio que você esteja então partindo para a psicologia o que vai lhe levar por caminhos teóricos e práticos distintos da medicina.

Vamos supor que você resolva fazer medicina. Se você gosta de psicologia, pode optar por psiquiatria. Você poderá atuar com psicoterapeuta, quero dizer pode se especializar depois em alguma psicoterapia (psicanálise, por exemplo) e atender as pessoas em seu consultório, assim como os psicólogos clínicos fazem. O problema é que vai ser difícil você aguentar todos os anos da faculdade de medicina e pode querer “chutar o balde” antes do tempo, tendo em vista que seu interesse maior é por fenômenos psíquicos e não fenômenos diretamente fisiológicos.

Fazendo psicologia você terá contato direto com as teorias psicológicas e, talvez, maior carga horários em disciplinas das ciências humanas, o que pode lhe trazer mais prazer em estudar e maior chance de concluir o curso. É um bom curso sim, mas, obviamente, vai depende do seu empenho e desejo em se tornar um psicólogo. Você tem razão em afirmar que existe bom campo de trabalho, muito embora o mercado de trabalho esteja lotado de psicólogos.

Penso que são raros “psicólogos completos”, quero dizer, psicólogos que passaram pelo curso todo e se dispuseram a estudar e tentar compreender, além das teorias e técnicas psicológicas, as neurociências e fisiologia, história, antropologia, cultura geral, artes, etc. Acho que falta hoje, em quase todos os profissionais, essa capacidade de “não se especializar”. Uma capacidade que vai lhe permitir um trabalho criativo e, talvez, novo. Esse é um dos legados de Freud, que era um ótimo aluno em ciências médicas, mas lia vorazmente os clássicos (Goethe, Darwin, Shakespeare, etc.), que o permitiu criar um novo campo de estudo.

Talvez sua família esteja preocupada com suas possibilidades de trabalho e emprego. De fato, como médico, você consegue sobreviver mais facilmente, pois em ultimo caso, se nada deu certo, você pode dar plantões em qualquer cidade, por menos desenvolvida que seja e por mais incompetente que você seja. Por isso, muitas pessoas que não tem a mínima vocação ou “tesão” em medicina, fazem o curso: porque seu diploma oferece um tipo de garantia contra o desemprego.

Creio que esse tipo de pensamento não é o mais apropriado para lhe guiar neste momento da sua vida. A escolha profissional é difícil, porque precisamos equalizar duas coisas muito fortes: o princípio da realidade, que lhe faz realizar e avaliar atividades diretamente relacionadas a sua sobrevivência, e o princípio do prazer que lhe faz buscar alguma atividade que lhe satisfaça.

Sendo médico psiquiatra, psicólogo, psicanalista ou psicoterapeuta comportamental, você precisa estudar muito e dedicar-se em tempo integral e estudar tudo que uma mente humana produziu e produz. Você necessita buscar um entendimento amplo do seu “material de estudo”, ou seja, da mente humana. É uma tarefa bastante trabalhosa e muitas vezes frustrante, mas recompensadora.

Boa sorte!

Compartilhar: