Preciso de ensino superior para ser psicanalista?

Preciso de ensino superior para ser psicanalista?

O LEITOR PERGUNTA 

"Luis Fernando, tudo bem?

Buscando informações sobre a psicanálise, encontrei seu blog. (...) Sempre tive muito interesse, e acredito que isto até me perturba, em entender a mente humana, as questões da existência, etc. Mas quero ser mais direto: o curso de psicanálise exige formação superior para ser iniciada ou pode ser cursada em uma instituição habilitada por qualquer pessoa que tenha interesse na área?"

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

RESPONDO

Olá,

É com grande prazer que lhe respondo esse e-mail pois acredito que o blog está fazendo sua função de reunir interessados nestes assuntos. Respondendo a sua questão principal, a resposta é: Normalmente sim!

A grande maioria dos psicanalistas são psicólogos ou médicos no Brasil. No entanto, há psicanalistas com outras formações acadêmicas (filósofos, engenheiros, físicos, etc.). Não conheço atualmente um psicanalista que não tenha uma formação universitária prévia (Melanie Klein, uma grande psicanalista, não concluiu sua formação universitária, mas entenda que ela é uma rara exceção!)         

A formação de psicanalistas no Brasil fica a cargo de Sociedades, Escolas, Núcleos e Grupos. Essas instituições são independentes do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Trabalho, ou seja, a fiscalização e regulação - tanto do profissional quanto do formando em psicanálise - fica a cargo das próprias instituições. O que torna o ensino da psicanálise mais artesanal, menos burocrático e, infelizmente, mais perigoso e incerto. Você pode ter visto pelo meu blog que essa é uma longa história, não é?

Por exemplo. Um psicólogo está submetido a regulamentações dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia, que dá determinações sobre como trabalha e como se forma o psicólogo, na psicanálise essas determinações são colocadas pelas próprias instituições. Isto é muito bom por um lado, pois, o "como trabalhar" passa a fazer parte das questões existenciais do psicanalista e não são apenas um conjunto de regras e leis numa folha de papel. Mas por outro lado, a falta de regulação por instâncias superiores (federal ou estadual) pode produzir aberrações éticas, formação inadequada e "grupos de psicanálise" sem a mínima qualidade.

Você pode perceber que, na maioria, psicanalistas são extremamente rígidos em questões éticas e profissionais, o que nos prova que o modelo adotado por grupos sérios têm dado certo. Freud propôs que a psicanálise fosse uma prática leiga (ou seja, não haveria necessidade de ser médico para exercer psicanálise) e até hoje muitos grupos respeitam essa “regra” e outros nem tanto. É compreensível pois, os tempos mudaram. Não estamos mais na "fase heróica" da psicanálise em que Freud analisava amigos e até sua própria filha.    

Aqui em Ribeirão Preto a Sociedade Brasileira de Psicanálise parece só admitir psicólogos e médicos. Já a SBP de São Paulo e Brasília, parecem admitir outros profissionais. As escolas e institutos Lacanianos em sua maioria aceitam alunos com formação acadêmica diversa (seguem a máxima de que para ser psicanalista basta desejar e sustentar esse desejo ao longo do processo de formação). O Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, admite profissionais que tenham nível superior diverso e é uma das boas instituições de psicanálise não filiadas a IPA. A Associação Internacional de Psicanálise (IPA) que pretende regulamentar todas as Sociedades filiadas a ela no mundo, dá liberdade para se determinar regionalmente os princípios adotados quanto a admissão de candidatos; embora recomende formação em alguma área da saúde mental. Por outro lado, temos grandes psicanalistas no mundo que não possuem formação acadêmica nas áreas de saúde mental.

Parece que o pré-requisito é você ter uma formação universitária e um desejo imenso de se envolver com a teoria e prática psicanalítica.

Fico por aqui, e ressalto que é um prazer me corresponder com você.

Obrigado

 

Compartilhar: