Promessa ou proposta política?

Promessa ou proposta política?

Andei pensando em qual seria a diferença entre PROMESSA e PROPOSTA. 

Uma está no terreno da crença a outra no terreno científico. Uma PROPOSTA política bem fundamentada traz consigo estudos técnicos (sociológicos, ambientais, orcamentários, etc.) são fruto de um projeto bem desenhado e ocasiona benefícios sociais. Uma PROMESSA traz consigo extremos benefícios sociais, parece uma boa ideia, mas carece de estudos.

E então? O que vemos? Aquele candidato que fez PROMESSAS - que são a maioria - não consegue cumpri-las obviamente porque as PROMESSAS possuem a função de aliciar eleitores e ganhar votos apenas.

Eu acredito que partidos políticos deveriam funcionar como empresas/instituições que desenvolvem estudos sobre a cidade, sobre as necessidades da população e sobre o que seria um futuro melhor. Um partido político trabalharia duro com o objetivo de elaborar projetos e PROPOSTAS. Mas na realidade, o que vemos é que partidos políticos são siglas que congregam pessoas interessadas em obter votos por meio de propaganda massiva e que desaparecem em anos não eleitorais.

Um partido deveria ser um coletivo de cientistas (sociólogos, economistas, biólogos, psicólogos, engenheiros e etc.) e não apenas de pessoas "bem intencionadas" com um rosto fotogênico ou sobrenome tradicional da cidade.

Uma sociedade que repudia o conhecimento e desvaloriza a escola não poderia votar diferente. Vota pelo coracão, vota iludido pela cara, pela embalagem... O brasileiro não lê, não quer saber e tem raiva de quem sabe. 

E o seu candidato? Tem plano de governo? Suas propostas são minimamente respaldas em algum tipo de estudo técnico? Seu candidato diz o que você quer ouvir ou ouve o que você tem a dizer?  

Política é coisa séria. Deveria estar muito mais perto da ciência do que do campo das crenças fantásticas.

 

 

Compartilhar: