Psicanalista ou psicólogo? - 2

Psicanalista ou psicólogo? - 2

O LEITOR PERGUNTA

"Oi Luis, eu sou formada em cinema e gostaria de trabalhar com psicologia, na área do atendimento clínico. Entretanto, não sei se teria condições de prestar uma nova faculdade. Quando li o seu comentário: “Você pode se formar em “qualquer coisa” e ser psicanalista sim, em tese, porque não há regulamentação da psicanálise no Brasil e em nenhum lugar do mundo.” – fiquei bastante animada pois acredito que consigo construir um caminho autodidata e de responsabilidade para com meus pacientes.
Mas a seguinte passagem do seu post me confundiu: “O psicólogo é um sujeito que faz 5 anos de curso integral e recebe um diploma e possui um número CRP”. Você poderia esclarecer este ponto para mim? 1. É preciso ter um diploma em Psicologia, afinal? 2. Se for preciso, os 5 anos de análise pessoal que já fiz no passado seriam válidos para minha formação ou eu teria que fazer mais 4 anos durante o período da Faculdade? 3. Se não for preciso o diploma, como faço para adquirir um número CRP? Muitíssimo obrigada!"

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

RESPONDO

Olá,

Com formação em cinema pode com certeza contribuir bastante. Você pode ver que muitas escolas de psicanálise mantém algum projeto vinculando cinema e psicanálise.

(1) Bom, você perguntou se é preciso ter diploma de psicólogo para atender pacientes na clínica.

A resposta é não. Para atender como psicanalista você precisa fazer um curso de formação, que é praticamente outra faculdade (4 anos no mínimo de estudo teórico, análise pessoal e, depois que você começar a atender, muitas horas de supervisão clinica com um supervisor da escola). As escolas de psicanalise se constituem como grupos independentes do governo do país, por isso não são chamadas de faculdades ou universidades, e seus cursos não se enquadram em graduação e tão pouco pós-graduação. É simplesmente e efetivamente um curso de formação em psicanalise, sem reconhecimento oficial pelo governo brasileiro.

(2) Para atender como psicanalista, as regras são rígidas se levadas a sério. Para você atender como psicólogo, basta entrar numa faculdade reconhecida pelo MEC, se formar (4 ou 5 anos), obter um CRP e começar a atender. Não há necessidade de você ter feito terapia ou análise para atender como psicólogo. Na psicanalise, o caminho é um pouco mais árduo. Se você iniciar a formação vai perceber que não dá para fazer o curso sem fazer análise pessoal, sobretudo quando começar a atender. Você vai precisar fazer analise sim e também supervisão, durante os anos de formação porque isso faz parte do processo para a maioria dos grupos de psicanálise, ok?

(3) CRP é um sigla. Significa "Conselho Regional de Psicologia". Esse conselho regulamenta a psicologia como profissão e ensino em cada região ou estado brasileiro. Tem estatuto, regras, normas etc., e é submetido ao Conselho Federal de Psicologia. https://www.pol.org.br

Para conseguir o seu número de CRP, você deve ser formada em psicologia em alguma faculdade reconhecida pelo MEC.

Espero ter ajudado!!

Um Abraço

 

Compartilhar: