Psicanalista ou psicólogo? - 1

Psicanalista ou psicólogo? - 1

O LEITOR PERGUNTA...

Olá Luis Fernando, eu estive procurando algumas informações na internet sobre o curso que eu pretendo fazer, Psicologia. Dei uma olhada no seu blog mas não consegui postar la minhas dúvidas.
Agora estou estudando em uma escola que o ensino é bem mais puxado. Eu tenho estudado bastante ultimamente para o vestibular, e acho que encontrei uma área que é a minha cara. Eu estou buscando algumas informaçoes sobre Psicanálise pois acho que tem muita coisa do meu interesse, mas que eu saiba nao existe uma faculdade que tenha como curso a Psicanálise. Nas Universidades existe o curso de Psicologia que também me interessa mas nao tanto quanto a Psicanálise. Tenho algumas pergutas para fazer, se puder responder ficarei agradecido.

1- Veja bem, o que pretendo faze é o seguinte: me formar em psicologia e depois encontrar uma maneira de me especializar em psicanálise mas ouvi dizer que desde 2006 foram extintas as titulações de bacharel e de licenciado para pscicologia (https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/profissoes_280026.shtml). Te pergunto, isso significa que nao te como eu me especializar em psicanálise ou seja me tornar um psicanalista? Me diga se possível uma maneira de eu me tornar um psicanalista.

2- Eu quero ser psicanalista e nao psicólogo, existem diferenças e semelhanças , queria saber quais são exatamente.

3- Quanto ao mercado, ouvi dizer que está saturado e meu medo é nao arrumar emprego que de para me sustentar, se eu me formar em uma faculdade realmente boa e conceituada e depois fazer graduação e pós graduação em psicanálise eu arrumo um emprego bom?
No momento nao tenho mais perguntas, desculpe -me se o encomodei e se possível gostaria de manter contato para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

MINHA RESPOSTA

Olá, Antes de tudo é um prazer receber seu e-mail e tentar responder suas questões, ok? Pode se sentir a vontade se algo não ficar claro.

Bom, a psicologia se transformou em ciência autônoma, em meados do século XIX. Ou seja. quem se interessava pelos fenômenos mentais até essa época, geralmente era médico, naturalista ou outra coisa do tipo, e começava a pesquisar por conta própria os fenômenos mentais. Antigamente não existia esse monte de cursos e subdivisões nas mesmas áreas. Por exemplo, Charles Darwin era naturalista, e não biólogo; o próprio Sigmund Freud era médico, mas era muito simpático com a ideia de atuar como médico clínico clássico, nem mesmo cirurgião. Ele se interessou muito mais pela pesquisa em neurofisiologia, onde permaneceu por mais ou menos 7 anos, mas como era pobre e a pesquisa não dava muito dinheiro, ele teve que trabalhar como clinico, e aí sim começou a desenvolver novas idéias em torno dos processos de saúde e doença, podendo ao logo do tempo criar um corpo teórico e pratico próprio (a psicanálise).

Você pode se formar em “qualquer coisa” e ser psicanalista sim, em tese, porque a psicanalise é um ofício independente de qualquer outro e a formação do psicanalista fica a cargo de sociedades, núcleos e etc. e não de Universidades ou Faculdades ligadas ao MEC. A forma mais tradicional de se formar como psicanalista é você fazer o curso de formação em alguma sociedade ligada a IPA (International Psychoanalitical Association), mas este modo é atualmente para poucos, visto o preço alto da formação. Felizmente temos outras opções, com bons profissionais por valores mais acessível. Todo curso bom de psicanálise esta estruturado da seguinte forma: 1- estudo teórico (estudo das obras psicanalíticas em grupos, em seminários etc) 2- análise pessoal (todo candidato precisa estar em análise pessoal ao longo do tempo da formação, mais ou menos no mínimo 5 anos) e 3- supervisão clinica ( quando voce começar a atender, é necessário que você faça supervisão do caso, com um analista mais experiente). Muito embora exista variações, esse "tripé da formação" acontece em quase todas as diferentes escolas ou institutos de formação. Podemos identificar ainda que a análise pessoal é um dos pontos mais importantes da formação do psicanalista. 

Respondendo mais especificamente, é o seguinte: Bacharel é a pessoa que está autorizada a pesquisar tal ciência e dar aulas em universidades, o Licenciado esta autorizado para dar aulas para ensino fundamental e médio. Você pode, por exemplo, fazer psicologia, fazer o curso de formação em psicanálise e no final pode fazer mestrado e doutorado com algum professor universitário que tenha como linha de pesquisa a psicanálise por exemplo. No curso de psicologia você vai ver a psicanálise como uma disciplina qualquer, ou seja, não vai se aprofundar nisso.

Muitos psicólogos, que gostam de psicanálise, formam-se em psicologia, abrem consultório e utilizam a psicanálise como linha de trabalho e não há nada que te impeça de fazer isso. O psicólogo é um sujeito que faz 5 anos de curso universitário ligado ao MEC, recebe um diploma e possui um número CRP. A profissão é regulamentada no Brasil e, portanto, você pode conseguir trabalho mais facilmente (prestar concurso publico, trabalhar em escolas, empresas, etc.). O psicanalista é um "profissional" clinico (coloquei entre aspas porque a profissão do psicanalista não é regulamentada e nem reconhecida no Brasil). Não existe o titulo de psicanalista. A psicanálise exige estudo constante não sendo assim possível se dar ao luxo de se considerar um psicanalista formado ou profissional. Se você optar por este caminho saiba que sua formação será eterna, ou em termos mais formais, continuada, ok? Mas não se assuste porque uma coisa não excluí a outra. Você pode fazer psicologia obter o diploma e se especializar em psicanálise (por meio de um curso bom de formação que vai te exigir bastante!).

Historicamente, a psicanálise foi a primeira atividade clinica psicoterápica. Ou seja, antes do surgimento dela não existia a imagem de um terapeuta ouvindo o paciente falar. Depois da psicanálise varias outras técnicas surgiram, mas ela é a mais clássica, mais mal falada e mais bem falada ao mesmo tempo (hehe). Então, fique tranquilo, você pode fazer psicologia, fazer formação em psicanálise e também mais quantas especializações quiser.

O mercado está saturado de profissionais em todas as áreas, profissionais bons e dedicados são sempre bem vindos, acredito que hoje quase todos podem ter um diploma e exercer alguma profissão, mas o que vai diferenciar você e fazer com que tenha um emprego é justamente seu amor e dedicação a área, e um pouco de sorte é claro.

Com eu já disse, o psicanalista trabalha em consultório particular sobretudo. Como psicólogo você pode prestar concurso, trabalhar em escolas etc.

Olha, em termos práticos é bom ter um diploma para te dar um apoio no sentido de te oferecer oportunidade de emprego (cargo público, escola, empresa, etc.), mas se você já decidiu que o que ama é o mundo das ciências psicológicas, vá fundo na psicologia, e se sua paixão é a psicanálise, faça psicologia e se aprofunde na psicanálise.

Até mais

VEJA TAMBÉM  Psicanalista ou psicólogo? - 2

Compartilhar: