EU VI

EU VI

Descia a Ladeira das Velhas rumo ao Monumento ao Soldado Desconhecido, na velha Praça das bandeiras, quando o papese enrolou na minha perna. Branco sujo. Chutei-o. Com o vento, a terra entrou nos meus olhos. Com o susto, quase caí. 
O papel voou, mas logo voltou impertinente, bateu na minha cara. Escorreguei, caí, ralei o cotovelo. Arranquei-o de novo. Amassei o inimigo insistente com raiva. Peste! Xinguei. Ele se foi afinal. Agora, sim. Estou livre.
Entrarei pela esburacada Voluntários da Pátria para chegar à Praça da República. Preciso pegar minha botina na sapataria do seu Neca e o meu terno na alfaiataria do Vicênio. Hoje é dia de baile. As damas, enfeitadas, com rosas no cabelo, esperam, românticas, os cavaleiros (ou cavalheiros? Nunca sei) para o arrasta pé. 
Tomara que não chova. Mesmo que seja aquela chuvinha molha bobo.
Uma judiação a praça estar assim descuidada, cocô de pombo para todo lado. Tanto cocô que nem se vê mais a cara do Deodoro arrancando a espada em cima do cavalo.
E o cheiro? Aquele cheiro horrível, que se mistura com o do xixi dos bêbados na base do monumento. Dá vontade de vomitar. 
Não dá para entender como mendigos moram ali.
O maldito papelzinho amassado veio correndo pulando atrás de mim na cacunda desse maldito vento de chuva. De novo, se enganchou na minha perna. Parece perseguição, puxa vida! 
Peguei-o. Enfiei-o no bolso: "Pronto. Acabou". Mas, era insistente. Exibido. Misturou-se às notas, quando fui pagar pelas botinas. Abri-o, então. Espalhei-o sobre o balcão. Era uma rota prova de história, com duas perguntas. Nunca gostei de história. Culpa da minha mãe que nunca me contava estórias. História ou estória? Nunca sei.
Primeira pergunta: 
ENUMERE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. 
Resposta da menina, calculei que era menina. Homem não tem uma letra tão redondinha assim. Não consegui ler o nome. Olha que tentei ler. Estava apagada. Acho que era Amanda, Armanda ou coisa assim.
Resposta:
Causas: o homem e as suas armas.
Consequências: vidas destruídas, "gente" sem futuro.
Segunda pergunta: 
ENUMERE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
Resposta:
Causas: O homem e suas armas. Consequências: vítimas e mais vítimas.
O professor deu meio certo na primeira e meio certo na segunda.
O que seria meio certo? Pensei.
Embaixo, a observação do professor: "Você precisa estudar, para adquirir informação e, a partir disso, espírito crítico".
Peguei a botina e saí, segurando o papel amassado. Jogo ou não jogo fora?
E o cheiro da Praça da República impregna como uma ventosa.

Compartilhar: