O Brasil... Bem... O Brasil é o Brasil..

O Brasil... Bem... O Brasil é o Brasil..

.(Direto do fundo do poço)

O Brasil é um amontoado de gente de todas matizes, poderes que insultam a inteligência, desinformação, desmandos, congresso dissimulado, reformas atropeladas, ouvidos moucos e maucaratismo deslavado. Há gente boa? Claro. Mas, onde está? Em Xanadu? Explico com a explicação da Wikipedia (tão confiável quanto político em véspera de eleição): Antiga capital de verão do império mongol, na China, primeiro descrita no Ocidente por Marco Polo, e levada à poesia por Samuel Taylor Coleridge como uma terra idílica, imagem que se espalhou na cultura popular ocidental.
O nosso amado Brasil é uma casa caindo aos pedaços, onde se usa botox para disfarçar as velhas rugas que insistem em pular da cara. O Chalaça, amigo impessoal de D. Pedro I, gargalha do fundo do seu túmulo: finalmente o companheiro de gandaia construiu, entre putas e bêbados, uma piada às avessas, aquela da qual, ao invés de rir, devemos chorar. Não é à toa que o Dom fugiu para Portugal. É melhor uma guerra fratricida do que essa bagunça aqui.
Rodrigo Janot, procurador geral da república, que até agora procura um jeito de melar o jogo, afirmou que o presidente usou um instrumento inconstitucional para aprovar a "reforma educacional risível" a que submeterá o país. 
O Ministro da educação deu mostras claras de que não conhece a real situação da educação na qual está mergulhada a educação do país: escolas caindo aos pedaços, falta de professores, falta de segurança, professores depressivos... Escola de período integral, nessas condições? Só no Brasil.
Resolver essa questão toda com uma canetada e o parecer de "especialistas" que provavelmente nunca pisaram em uma sala de aula e possivelmente nunca viajaram pelo país, nem viram documentários, nem perceberam que a sociedade tem interesse em se salvar é coisa muito, mas muito, séria. 
Rodrigo Janot deu o seu parecer de que a "Reforma Mendonça filho" (filho de quem?) é inconstitucional, se resolvida com apenas uma canetada. Pela cara do presidente Temer a TEMER, armado com sua caneta, o procurador terá de procurar outra forma de lhe arrancar a pena da mão. Que pena! 
De outro lado, o ministro Luís Fux devolveu para a Câmara o instrumento popular anti-corrupção, assinado por dois milhões de pessoas, pois afirma que o STF não é lugar para julgar uma ação popular desfigurada pela câmara dos deputados. Desfigurar uma ação popular é inconstitucional e o trâmite usado pela casa da mãe Joana (coitada!") está errado. O presidente da câmara não sabe o que fazer com o projeto e o devolverá ao STF, para que seja reconsiderada a decisão, ou seja, o presidente da câmara não sabe o que deveria saber. Pretende revogar a decisão que foi revogada pelo ministro, que revogou a decisão da câmara. Entendeu, sábio leitor? 
O Brasil está ao deus dará. Definitivamente, deus não é brasileiro, Se é, esqueceu de educar, a quem realmente deveria educar ou desistiu da tarefa, visto que se viu absolutamente incompetente para uma tarefa tão árdua. Ninguém sabe nada sobre o que deveria saber. Ou sabe? E muito bem?
Vou-me embora para Machu Picchu, lá já não há rei, nem lei. Não há político em quem nunca votei. Não votei e jamais votarei. Fuga? É sim. Mas, para parar de rir. Para saber o que não sei.

Compartilhar: