A PROVA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DA FUVEST NÃO VAI TE PEGAR

A PROVA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DA FUVEST NÃO VAI TE PEGAR

Vamos falar um pouco da prova de Linguagens e Códigos 
(vale 50% do 1º dia)

Segundo várias publicações importantes, essa é a prova que decide a vaga na USP. Só passou bem em medicina, quem conseguiu alta pontuação nessa prova e não nas provas específicas.

1. São 10 questões abertas, que trazem itens A e B. 
2. Responda ambos os itens, que estão interligados (a opção B é complemento da A) ao texto-fonte. 
3. Os textos-fontes são verbais (palavras) ou não verbais (imagens: charges, infográficos). Textos não verbais são perigosos, é preciso estar ligado à correlação TEXTO-IMAGEM. Ficar preso a um dos somente à imagem ou somente ao texto é errar "na certa".
4. Você terá de ler certos textos mais de uma vez, portanto o tempo é o seu maior inimigo. 
5. Essa é a prova que mais mete medo no aluno apressado, mau leitor, porque exige atenção aos detalhes, então, use o lápis, sublinhe os pontos principais das instruções e do texto-fonte.
6. Preste atenção: a resposta está no próprio texto, "não no que você achou que é". Volte a ele sempre que estiver vacilando.
7. As respostas devem ser sucintas: as instruções exigem que seja assim: "embromazil" com "tapiazol" não funciona.
8. Não é necessário resumir a obra inteira, por exemplo, para responder sobre um determinado personagem. 
9. Responda somente o que se pede. Explicar demais faz o efeito contrário ao que você imagina: não mostra que você é bom aluno (o rei da cocada preta), mas sim que você não sabe ler (não entendeu a proposta da questão).
9. As respostas são argumentativas, portanto pequenas dissertações: um ou dois parágrafos, no máximo, com início, meio e fim.
10. Cuidado com os infográficos (viraram febre nos vestibulares): observe, primeiro, o tema central que eles abordam. A partir daí, faça as relações entre números e imagens que a instrução direciona.
Excelente prova.
11. Cuidado com as questões interdisciplinares, elas vão exigir conhecimento, atenção e, principalmente, sua capacidade de estabelecer analogias. Agora é que você lançará mão do seu "repertório cultural". 
12. É difícil prever questões de linguagens, porque linguagens e códigos engloba tudo: libras, cartilha de trânsito...

 

Compartilhar: