Conjuntivite: Conheça os sintomas e previna-se!

Conjuntivite: Conheça os sintomas e previna-se!

A conjuntivite, uma doença ocular bastante comum, traz como sintomas olhos avermelhados, coceira intensa, alto índice de lacrimejamento, pálpebras inchadas e aversão à luz. E, assim como outras diversas enfermidades, essa é mais uma que não atinge somente humanos, mas os pets também. Apesar de não ser transmitida ao homem, ela deve ser tratada corretamente para evitar prejuízos maiores à visão dos bichanos.

A conjuntivite em cães e gatos pode ser causada por diversos fatores, como bactérias, fungos e irritação por corpos estranhos. Algumas raças caninas requerem mais atenção por possuírem pelos longos e, assim, serem mais propícias a apresentarem irritações futuras, como é o caso de maltês, lhasa apso, shih tzu, yorkshire, entre outros. Além disso, a doença se torna frequente para aqueles pets que adoram andar com a cabeça para fora do carro em movimento, pegando vento direto nos olhos.

A prevenção da conjuntivite acontece por meio de atitudes diárias. Aparar o pelo do animal corretamente e utilizar shampoo adequado para pets durante o banho – para não causar irritação – são algumas alternativas. Também é recomendado ficar atento ao uso de secadores na região dos olhos, pois podem ressecar e irritar o órgão.

E, claro, caso alguma alteração ocular seja identificada, é imprescindível que o diagnóstico seja feito por um médico veterinário, que indicará o melhor medicamento e acompanhará o tratamento do animal.

Compartilhar: