Infecção urinária em pets: Atenção aos sinais

Infecção urinária em pets: Atenção aos sinais

A infecção urinária, muito comum em homens e mulheres, também têm levado cada vez mais animais às clínicas veterinárias. Em pets, a doença é de fácil diagnóstico. Contudo, os proprietários devem ficar atentos para a descoberta precoce, que, por sua vez, ajudará em uma recuperação mais rápida.

As infecções urinárias são causadas, geralmente, por bactérias que já colonizam o trato urinário, porém desenvolvem-se mais rapidamente por uma alteração de imunidade do animal ou pH urinário, beneficiando sua multiplicação. Ela pode ocorrer tanto no trato urinário superior como inferior.

Cães que ingerem pouca água e possuem dieta desbalanceada estão mais propensos a apresentar as infecções. O tratamento é complexo e varia de acordo com sua localização e extensão.

É preciso ficar atento a sinais como dificuldade e dor ao urinar, aumento da frequência de micção, lamber a região genital, pus ou sangue na urina, perda de peso e/ou urina com odor alterado. Alguns pets, no entanto, podem não apresentar sintomas.

Após a identificação dos sintomas, o animal deve ser encaminhado ao médico veterinário. O diagnóstico é feito por meio do exame físico, exame de urina e hemograma e exames de imagem. Antibióticos poderão ser prescritos.

Compartilhar: