Benefícios da musculação na terceira idade

Benefícios da musculação na terceira idade

Um programa regular de fortalecimento por meio de exercícios com pesos, combinado com exercícios aeróbicos, pode ajudar a reduzir ou prevenir muitos declínios funcionais associados ao envelhecimento. Existem inúmeros benefícios relacionados à realização de musculação regular, principalmente à medida que uma pessoa vai envelhecendo. O site Mundo da Boa Forma enumerou oito benefícios que os idosos obterão ao fazer musculação: alívio de dores, restauração do equilíbrio e redução das quedas, fortalecimento dos ossos, manutenção do peso corporal, controle da glicose no sangue, saúde mental, melhoria do sono e melhora do tecido cardíaco.

A musculação na terceira idade também é importante para a saúde do coração porque o risco de doença cardíaca é menor quando o corpo está mais magro. Um estudo descobriu que pacientes cardíacos não só ganharam força e flexibilidade, mas também a capacidade aeróbica quando eles começaram a fazer musculação três vezes por semana como parte de seu programa de reabilitação. Este e outros estudos fizeram com que os especialistas indicassem a musculação para idosos como forma de reduzir o risco de doença cardíaca e como uma terapia para pacientes em programas de reabilitação cardíaca.

Também é importante ressaltar que, de acordo com site Mundo da Boa Forma, pesquisas científicas têm mostrado que a musculação pode retardar o relógio do envelhecimento fisiológico. Enquanto o exercício aeróbico, como caminhar, correr ou nadar, traz muitos benefícios para a saúde, como manter o coração e os pulmões saudáveis e aumentar a aptidão cardiovascular e resistência, em contrapartida ele não contribui para o fortalecimento muscular, coisa que a musculação faz. Estudos têm demonstrado que o levantamento de pesos duas ou três vezes por semana aumenta a força por meio da construção de massa muscular e densidade óssea.

Um estudo de 12 meses realizado em mulheres na pós-menopausa na Universidade Tufts mostrou 1% de ganhos no quadril e densidade óssea da coluna, 75% aumento da força e 13% de aumento em equilíbrio com apenas dois dias por semana de treinamento de força progressiva. O outro grupo, que não realizou musculação, apresentou perdas nos ossos, força e equilíbrio. 

Obviamente, os idosos deverão sempre consultar um médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Ao se verificar que estão aptos, deverá ser criado um programa específico de treinamento com base em seus objetivos e disponibilidade de tempo. Caso a pessoa seja hipertensa, o médico deverá solicitar alguns exames para certificar-se que a musculação não irá causar um aumento perigoso da pressão arterial. Felizmente, o site Mundo da Boa Forma comenta que a maioria das pessoas com pressão arterial elevada pode desfrutar com segurança dos benefícios da musculação na terceira idade.

Após a aprovação do médico, a pessoa deverá procurar um profissional de Educação Física para montar um programa de treinamento adequado ao seu perfil, objetivos e saúde. O acompanhamento médico nesse caso é essencial para evitar sobrecargas. Instruções sobre as técnicas adequadas e movimentos corretos nos exercícios são muito importante para ajudar a aproveitar o exercício sem risco de lesões, portanto, não dispense um personal trainer. Também é muito importante contar com o auxílio de um nutricionista, que indicará um cardápio adequado à nova rotina saudável.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-da-musculacao-na-terceira-idade/ 
 

Compartilhar: