Benefícios da musculação para as gestantes

Benefícios da musculação para as gestantes

Segundo o site Malhar Bem, já se foi a época em que a mulher tinha que ficar de repouso durante a gravidez. Aliás, durante o período de gestação, os exercícios físicos são necessários e evitam muitos problemas como, por exemplo, a eclampsia, que é uma complicação grave que pode ocorrer durante a gravidez, gerando episódios repetidos de convulsões, seguidos de coma, e que pode ser fatal se não for tratada imediatamente.

Durante a gestação, muitas mulheres passam a comer mais, utilizando como desculpa a necessidade de comer por dois. O problema é que elas exageram em alimentos extremamente calóricos que não fazem bem algum ao bebê. Consequentemente, a futura mamãe acaba engordando além da conta. Este é outro motivo importante para que as grávidas reflitam sobre a importância de praticarem atividades físicas.

O maior medo das gestantes em praticar musculação, ou qualquer outro de tipo de exercício físico, de acordo com o site Malhar Bem, é que tal atividade possa gerar alguns problemas, tais como aborto, má formação do feto ou parto prematuro. Porém, este risco somente existirá se a atividade física for feita sem a supervisão de um profissional e sem o aval de um médico. Somente seu obstetra poderá dizer se você está liberada ou não para fazer exercícios.

Resumindo, uma mulher grávida pode praticar musculação desde que liberada pelo seu médico e acompanhada por um educador físico, devidamente registrado no CREF. Se a gestante já praticava musculação antes de engravidar será ainda mais fácil, pois basta continuar os exercícios reduzindo um pouco o risco e adequando os movimentos para que não ocorra pressão sobre a região do abdome.

É inegável que praticar exercícios com pesos faz bem para qualquer pessoa. Porém, para as grávidas, podem ser observados alguns benefícios específicos, como a melhora da circulação, tanto sanguínea como linfática, o que reduz o inchaço nas pernas, comum no período gestacional. A musculação também deixa as articulações mais fortalecidas para aguentar o peso extra, contribuindo para a redução das dores na região da coluna lombar, que são muito frequentes durante a gravidez. Exercícios que fortaleçam a região da pelve, diafragma e abdome devem ter preferência, já que esses músculos são muito requisitados durante a gestação e também na hora do parto.

Os exercícios de alongamento também são muito importantes, principalmente na região da coluna lombar, peitorais e parte interna das coxas. Porém, algumas posições precisarão ser adequadas. A barriga voltada para baixo, por exemplo, não é a posição mais adequada e deve ser evitada ao máximo.

Para finalizar, guarde bem uma dica importante, ou melhor, uma exigência imprescindível: qualquer coisa que ocorra fora do normal durante a execução de uma atividade física, interrompa-a imediatamente e agende uma consulta com seu obstetra o quanto antes.

Fonte: https://malharbem.com.br/musculacao-para-gestantes/ 
 

Compartilhar: