Câimbras: causas e dicas de prevenção

Câimbras: causas e dicas de prevenção

A câimbra é uma contratura muscular involuntária que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Normalmente, o mais comum é que ela ocorra nos membros inferiores, em especial na panturrilha, causando uma dor muito forte na região afetada. Para que a dor passe, o ideal é alongar os músculos. É por isso que, em jogos de futebol, sempre vemos um jogador alongar a panturrilha de outro quando o mesmo sente câimbras.

Segundo o ortopedista Ary Elwing, indivíduos com varizes tem uma má circulação do sangue, tornando-a mais lenta e difícil, o que propicia o surgimento de câimbras. As gestantes podem ter câimbras devido à mudança da posição da coluna, principalmente ao deitar, e também devido ao fato de urinarem muito durante a gestação, o que gera grandes perdas de potássio. A falta de potássio, além de sódio e magnésio, de acordo com Elwing, pode estar relacionada ao surgimento das câimbras. Ele comenta que as causas mais comuns para a falta de tais minerais são:

•    Excesso de atividades físicas que sobrecarregam os músculos: o organismo precisa descansar, do contrário começa a fadigar. Ao praticar uma atividade física, o indivíduo perde muito potássio por meio do suor. Neste caso, visando repor tal perda, isotônicos e água de coco são indicados.

•    Remédios para regular a pressão: pessoas que tomam remédio para regular a pressão arterial perdem muito potássio na urina.

•    Consumo de alguns produtos em excesso: sal, café, álcool e açúcar reduzem a quantidade de potássio no organismo, portanto, não devem ser consumidos em excesso.

Para evitar as câimbras, Elwing sugere a ingestão de líquidos durante a prática de atividades físicas, pois a hidratação é muito importante para relaxar as fibras musculares, evitando as contraturas involuntárias. Como a falta de potássio pode estar relacionada ao surgimento das câimbras, é uma boa ideia ingerir alimentos que possuam tal nutriente antes de praticar atividades físicas.

Existem diversos alimentos que são ricos em potássio, tais como: abacate, banana, beterraba (inclusive em suas folhas), semente de abóbora, amendoim, cenoura, pera, iogurte desnatado, batata doce, melão, feijão e peixes. Outra importante sugestão para evitar as câimbras é o alongamento dos músculos, que deverá ser executado antes e após a prática de uma atividade física. Caso elas ocorram durante a noite, alongue o músculo afetado antes de deitar e massageie o local. 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3Jdu2EqHplQ 
 

Compartilhar: