Importância da alimentação antes dos treinos

Importância da alimentação antes dos treinos

A alimentação antes do treino de musculação é importante para prevenir a fadiga muscular e melhorar o desempenho durante os exercícios. Apesar de parecer uma afirmação óbvia, muitos praticantes de atividades físicas não dão a devida importância na qualidade das refeições e exercitam-se ingerindo uma refeição pobre em nutrientes ou, ainda pior, em jejum. 

Exercitar-se em jejum é uma decisão errada, pois é por meio do alimento que fornecemos ao nosso corpo o substrato energético para a prática da atividade física. Mesmo que o objetivo da pessoa seja emagrecer ao invés de aumentar a massa muscular, é imprescindível que ela se alimente antes de iniciar o treino.

Quando nos alimentamos de forma correta antes de iniciar os exercícios, criamos um estoque de glicogênio (reserva de glicose que gera energia), gerando, dessa forma, vários benefícios, tais como a preservação da massa magra (músculos) e a diminuição das chances de uma hipoglicemia (diminuição da quantidade de açúcar no sangue, que gerará tonturas).


Os tipos e a quantidade de alimentos a serem ingeridos dependerão, dentre outros fatores, do horário do treino da cada atleta. Caso o treino seja feito na parte da manhã, a pessoa deve fazer uma boa refeição no dia anterior, a base de carboidratos, ou um bom café da manhã, contendo carboidratos que não tenham muitas fibras. Proteínas de fácil digestão e com baixo teor de gordura também são muito bem vindas.


Segundo Ricardo Nahas, médico do esporte e exercício, não é correto acreditar que se a pessoa permanecer em jejum após o despertar e fizer exercício irá queimar gordura e emagrecer. A utilização do tecido gorduroso para gerar energia é dimensionada para uma situação de repouso, o sono. Ao prolongar o jejum, depois de um curto espaço de tempo, o organismo entenderá que há dificuldade de se achar alimento e preservará os estoques de gordura, passando a consumir energia dos músculos, fazendo com que a pessoa se torne mais flácida. Nahas comenta que não existe uma fórmula mágica para consumir as gordurinhas indesejadas, mas ressalta que o ideal é aliar uma dieta equilibrada com atividade física regular e programada.

Para se identificar com maior exatidão os tipos e a quantidade de alimentos a serem ingeridos, o ideal é procurar um nutricionista, de preferência esportivo, pois ele é o profissional que poderá indicar os alimentos mais adequados para que seus objetivos ao praticar musculação sejam atingidos.


Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/17654-fazer-exercicios-em-jejum-queima-musculos-e-preserva-gorduras 
 

Compartilhar: