Os benefícios da musculação

Os benefícios da musculação

Infelizmente, muitas pessoas leigas evitam exercitar-se com pesos, pois ainda existem muitos mitos em relação à musculação. Um deles é de que a pessoa poderá ficar musculosa demais. É importante ressaltar que isso só ocorrerá se o treino for programado para tal objetivo. Por isso, é importante uma boa orientação profissional, que esteja de acordo com o interesse e necessidade de cada indivíduo.

Atualmente, a musculação é uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde, pelo fato de ela ser uma atividade altamente versátil, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos, sejam eles emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, prevenir e tratar de lesões físicas e doenças. Segundo Silvio Roberto, especialista em Fisiologia do exercício e treinamento desportivo, adequando as cargas e as intensidades dos exercícios, com base na idade, peso, sexo e histórico em atividade física de cada pessoa, não há muitas restrições para a prática da musculação.

Para que os objetivos pessoais sejam efetivamente atingidos, é imprescindível contar com o acompanhamento de um Educador Físico, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Tal profissional será fundamental na definição do programa de treinamento, na identificação da execução correta dos exercícios e no posicionamento nos aparelhos, na orientação quanto a dúvidas e, principalmente, na segurança e eficácia do seu programa de treinamento.

A prática da musculação, de acordo com Roberto, quando é feita seguindo-se as recomendações que foram apresentadas, pode trazer inúmeros benefícios aos seus praticantes, tais como:

•    Melhora na parte estética: a musculação ajuda a eliminar gordura e aumentar a massa muscular, fazendo com que a pessoa fique mais saudável e esteticamente bonita;

•    Melhora na parte cognitiva: ao treinar, a pessoa estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular, trazendo melhoria nos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);

•    Melhora no bem estar: devido à liberação de endorfina, a pessoa ganha um sono mais tranquilo e reduz o risco de insônia, pois tal hormônio gera um relaxamento nos músculos;

•    Prevenção e tratamento de doenças: muitos médicos indicam a musculação com um dos “remédios” para prevenir e tratar osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão. É importante ressaltar que, para melhores resultados é indicada a combinação da musculação com alguma atividade aeróbica (caminhadas, corridas ou pedaladas), promovendo, dessa forma, uma melhora no conjunto ósseo muscular, cardíaco e respiratório do indivíduo.

Fonte: https://www.dicasdetreino.com.br/beneficios-da-musculacao/ 
 

Compartilhar: