Curiosidades sobre a Vitamina D

Curiosidades sobre a Vitamina D

Uma curiosidade sobre a Vitamina D 


Excesso de ingestão de alimentos industrializados em detrimento de alimentos “in Natura”prejudicam  a absorção da vitamina D.


Ainda sobre a vitamina 


No Brasil, por exemplo, apesar de ser um país tropical, com alta incidência de luz solar, as estatísticas indicam que cerca de 60% dos adolescentes, até 58% dos adultos e até 83% dos idosos apresentam carência de vitamina D.

A vitamina D é derivada de colesterol e faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis. Suas funções vão além de manter a saúde óssea. Participam do metabolismo da insulina ( hormônio responsável para manter a glicemia normal) e dentre muitas outras melhorar o sistema imunológico  

Fontes alimentares de vitamina D

Óleos de fígado de peixe, bacalhau; a carne de peixes gordurosos como o salmão, o atum, a sardinha e a tilápia; derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos; cogumelos, ostras e ovos (mais especificamente a gema). 


Dica: se a ingestão de leite e derivados de seu dia a dia for de 2 a 3 porções diárias não é necessário introduzir a forma desnatada. A gordura do leite é veiculo de vitamina A, D, E e K e a natureza na sua sabedoria “sincroniza “ os nutrientes para melhor absorção.
Vamos deixar apara amanhã a discussão sobre o colesterol, pois a pergunta é inevitável: e o colesterol não pode aumentar ?

 

Compartilhar: