Alguém precisa lavar a louça suja

Alguém precisa lavar a louça suja

Um casal acaba de chegar em casa, vindos de sua viagem de lua de mel. Como já era tarde e estavam muito cansados, logo foram dormir. Ainda inebriados pela bela viagem que fizeram, tomaram juntos o café da manhã, colocaram a louça na pia, trocaram beijos apaixonados e foram trabalhar. Encontraram-se novamente à noite, jantaram, colocaram a louça na pia, conversaram sobre o dia de trabalho e foram dormir. Como não tinham empregada, a louça suja não foi lavada.

No segundo dia, um olhou para o outro, olharam para a pia, mas não comentaram nada. Ambos começaram a pensar: por que meu amor não lava a louça? O marido, machista, tem a convicção que a responsabilidade é dela. A esposa, feminista, acha que a responsabilidade é dele, afinal de contas, ela também trabalha o dia inteiro.

No terceiro dia, o problema persiste, mas nenhum dos dois quer dar o braço a torcer. O clima começou a ficar tenso, mas evitaram falar sobre o assunto. No quarto dia, não havia mais louça limpa para o café da manhã. Como os ânimos já estavam mais acirrados, surge a primeira briga entre o casal.

Quem é casado, com certeza já passou por situação semelhante. Para evitar este tipo de problema, deve-se elaborar um sistema de responsabilidades, ou seja, definir quais são as tarefas que cada um dos cônjuges deve executar. As tarefas devem ser divididas de forma que nenhum dos dois se sinta prejudicado ou sobrecarregado.

Este problema familiar também é muito comum nas empresas. Tarefas deixam de ser executadas ou são executadas de forma indevida, pois os gerentes se esquecem de determinar quem deve executá-las. Conflitos entre funcionários também são comuns quando as tarefas não estão equacionadas e há a sensação que uns acumulam mais tarefas que outros. Definir o sistema de responsabilidades de uma casa ou de uma empresa parece uma tarefa fácil, mas não é.

Como normalmente ocorrem mudanças na quantidade ou tipo de tarefas a serem executadas, o sistema de responsabilidades exige adequações constantes. Por falar nisso, quem é que lava a louça na sua casa?

Compartilhar: