Estratégias para renegociar dívidas

Estratégias para renegociar dívidas

O que você deve fazer caso esteja em uma situação financeira muito ruim, ou seja, caso esteja altamente endividado? Neste caso, é muito importante conhecer algumas dicas para renegociar suas dívidas. Porém, não adianta tentar se enganar, pois, para sair da situação na qual se encontra, será preciso muito esforço, organização e comprometimento. Além disso, com certeza, será imprescindível adotar um corte em suas despesas.

Você só terá a ganhar renegociando suas dívidas. Além de conseguir melhores taxas de juros, poderá, de fato, ter o valor do endividamento reduzido, além de resolver um problema que só irá crescer. Sem contar a paz de espírito que conquistará quando voltar a ter sua situação financeira equilibrada. A jornalista Paula Aftimus, por meio do site Meu Bolso Feliz, vinculado à empresa SPC Brasil, apresenta sete dicas para as pessoas renegociarem suas dívidas e conseguirem sair do vermelho:

1ª) Identifique o tamanho da sua dívida: calcule exatamente o quanto deve. Se não souber ao certo, procure os credores para descobrir. Lembre-se que o valor deve considerar o montante emprestado mais os juros e taxas. Saber o valor dos juros separadamente é importante, inclusive, para facilitar a negociação, tendo a noção exata do quanto a mais está pagando com os juros. Faça isso com todas as suas dívidas.

2ª) Veja quanto pode pagar por mês: saber exatamente o quanto possui para negociar é fundamental ao discutir a sua dívida com o credor. Antes de chegar para a conversa, certifique-se de ter coberto todas as possibilidades. Há alguma economia extra ou algum “bico” que possa fazer para ajudar a aumentar sua renda? E algum bem como carro ou eletrodoméstico que possa ser vendido? Se tiver uma poupança ou outro investimento, esta é a hora de utilizar o dinheiro guardado para ajudá-lo a sair das dívidas! Quanto mais tiver para mostrar, mais facilmente conseguirá um bom negócio.

3ª) Procure o seu credor: se você não souber quem é o profissional da empresa credora que deve procurar, entre em contato com a central de relacionamento e eles lhe encaminharão à pessoa certa. Junto ao credor, busque entender quais as alternativas existentes para seu caso. Caso tenha mais de uma dívida, a solução é conversar com todos os credores e entender qual a sua situação em cada uma das empresas para as quais deve. Um primeiro contato que sinaliza a sua intenção de pagar sua dívida é muito importante no processo de negociação.

4ª) Saiba priorizar as dívidas: seja inteligente ao definir qual dívida pagar primeiro. Primeiramente, procure pagar a que possui a maior taxa de juros e aquelas que implicam em corte do serviço, no caso de não pagamento. Resolva um problema de cada vez e, com tempo, terá quitado todas as suas dívidas.

5ª) Procure primeiro reduzir o valor da dívida: sabendo o valor exato que pode oferecer e com quem falar, inicie a negociação. Neste momento é importante ser sincero, deixando clara a sua real situação financeira e o quanto de fato pode pagar. Lembre-se que o credor tem tanto interesse em receber a dívida quanto você tem em quitá-la. Assim, com uma conversa franca, pode ser mais fácil chegar num valor e em um número de parcelas que seja bom para ambos. Mas atenção: só faça uma proposta de pagamento que de fato conseguirá honrar.

6ª) Mude o tipo de financiamento: quando não houver dinheiro para a quitação da dívida, mesmo após a proposta de negociação, junto à instituição financeira, proponha uma mudança no tipo de financiamento que você está usando. Neste último caso, você poderá obter um empréstimo mais barato para saldar a dívida existente em situações de juros elevados. Você continuará endividado, mas a dívida com juros menores crescerá de forma mais amena. Lembre-se de que não adianta se comprometer a pagar uma parcela de R$ 1.000,00 e, no mês seguinte, não ter dinheiro para honrar o acordo. Pesquise suas opções!

7ª) Recorra à portabilidade: outra forma de tentar obter juros mais baratos é recorrer à Portabilidade do Crédito. Trata-se da possibilidade de, encontrando um banco que aceite financiá-lo em condições melhores que as do seu banco atual, poder “mudar” sua dívida de uma instituição para outra, melhorando as condições de seu empréstimo e reduzindo custos, até, enfim, quitar essa dívida.

Fonte: https://meubolsofeliz.com.br/noticia/7-dicas-para-renegociar-suas-dividas/

 

Compartilhar: