Gestor incompetente é sinônimo de prejuízo

Gestor incompetente é sinônimo de prejuízo

A liderança é fundamental para a motivação de qualquer equipe. Uma relação ruim entre funcionários e gestores pode não apenas tornar o ambiente de trabalho insustentável, como gerar um efeito cascata sobre outras áreas da vida das pessoas. “Uma má liderança é sinônimo de prejuízo: significa que a equipe não produzirá tudo o que poderia e não se sentirá parte da organização. Um gestor incompetente cria uma equipe magoada, fragmentada, propensa ao boicote e ao descomprometimento”, explica Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori – especializado em educação corporativa.

Para funcionar, uma organização precisa de pessoas comprometidas e engajadas com os processos. Gestores incapazes de motivar a equipe comprometem a dinâmica de trabalho e prejudicam os negócios. Veja como estudos de universidades norte-americanas relacionaram a má liderança a prejuízos no ambiente de trabalho e vida pessoal dos funcionários:

1) O ambiente se torna hostil: uma liderança mal feita é capaz de afetar todo o espírito da equipe. Um estudo da Universidade da Flórida revelou que comportamentos de fofoca e sabotagem se tornam comuns até entre os melhores funcionários se eles se sentirem maltratados pela chefia.

2) A imagem externa da organização fica prejudicada: a má atitude de um gestor não afeta apenas os funcionários, mas como a organização é vista no mercado. Foi isso o que mostrou uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia. Ao observar um clima hostil na organização, é natural que os clientes façam generalizações negativas em relação ao ambiente de trabalho. Como consequência, é possível que não se sintam motivados a fechar novos negócios.

3) A vida pessoal dos funcionários é afetada: ninguém é totalmente capaz de separar o que acontece no trabalho e em casa. Por isso, uma relação ruim com o gestor pode impactar a vida familiar. Segundo um estudo da Universidade de Baylor, ter um líder abusivo – que faz uso de xingamentos, críticas públicas e acessos de raiva, por exemplo – pode resultar em mais conflitos domésticos para os funcionários.

4) A criatividade da equipe cai: um estudo da Universidade da Florida revelou que as pessoas que atuam em ambiente estressante são 30% menos criativas e apresentam ideias 25% a menos do que as que trabalham em ambientes agradáveis.


Para corrigir esse cenário, é fundamental mudar a cultura da organização. Passadori explica que, para isso, é preciso começar do topo: investindo na formação de bons líderes. “Um líder competente precisa ser assertivo. É importante que saiba se comunicar com as pessoas, entender como cada uma delas é e ser flexível, para aproveitar os pontos fortes”, explica. Além disso, precisa ser respeitoso, ter consideração e empatia com a equipe e saber controlar o próprio temperamento.

Para os funcionários que lidam com gestores incompetentes, o profissional orienta que procurem o diálogo com a diretoria e outros funcionários, relatem as falhas observadas e apresentem alternativas a esses processos. “Já vi muitos casos de pessoas que não pediram demissão da empresa, mas da chefia. É preciso estar atento a isso para não perder bons membros na equipe”, defende Passadori.

Fonte: https://financasfemininas.uol.com.br/como-um-chefe-ruim-pode-prejudicar-a-equipe/

 

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