O enriquecimento ilusório com o décimo terceiro

O enriquecimento ilusório com o décimo terceiro

Em todo final de ano, “o que é o que é” que deixa as empresas tristes e os funcionários felizes? Caso não tenha adivinhado, a resposta é fácil, é o décimo terceiro salário. Logicamente, as empresas ficam tristes por terem que desembolsar, no espaço inferior a uma mês, duas folhas de pagamento para seus funcionários.

Por outro lado, os funcionários ficam felizes por terem a sensação de terem ficados ricos. Além dos salários de novembro e dezembro, recebem um salário a mais, dividido em duas parcelas, as quais são pagas, normalmente, nos dias 30 de novembro e 20 de dezembro. Ao receberem “tanto” dinheiro, as pessoas podem cometer o erro de gastar demais.

Infelizmente, a triste notícia a ser dada é que o décimo terceiro salário não é só seu. Não se esqueça que você possui alguns “sócios”, que pegarão uma grande parte do seu dinheiro no mês de janeiro. Dentre tais “sócios”, posso destacar o governo municipal (IPTU), o governo estadual (IPVA), as lojas do setor comercial (despesas com presentes de Natal), as empresas ligadas ao turismo (despesas com viagens de férias), as escolas particulares (matrícula dos filhos) e as papelarias (materiais escolares).

Na prática, a grande maioria das pessoas acaba gastando todo seu décimo terceiro em dezembro. Porém, quando chega janeiro, elas caem “na real” e percebem que o “enriquecimento” gerado pelo décimo terceiro foi ilusório. Várias empresas também passam por dificuldades neste período, pois não se organizam financeiramente para poder efetuar o pagamento do décimo terceiro salário aos seus funcionários.

Tais problemas seriam evitados se as empresas e as pessoas “perdessem” um pouco do seu tempo elaborando seus orçamentos. Caso queira mais dicas sobre orçamento empresarial e familiar, acesse o link:

<https://www.grupogen.com.br/orcamento-empresarial>

Compartilhar: