Promessas são dívidas

Promessas são dívidas

Muita gente despreza os ditados populares e os considera superficiais. Porém, acredito que um ditado consegue se tornar popular justamente pelo fato de espelhar, em poucas palavras, um pensamento muito importante. Pessoalmente, vejo-os como valiosos conselhos, que podem ser aplicados em nossas vidas, e também nos negócios. Um ditado popular que deve ser levado em conta no mundo dos negócios é: promessa é dívida.

Lembro que em uma ocasião, o banco onde eu trabalhava fez uma pesquisa de satisfação com clientes, abordando um de nossos produtos: o cartão de crédito. Ficamos surpresos ao descobrir que um dos itens de maior insatisfação era o tempo que o cartão, após ter sido vendido pelo gerente, demorava em chegar à casa do cliente.

Fizemos uma pesquisa de mercado e constatamos que, entre os concorrentes, o nosso cartão era o que chegava mais rápido à casa do cliente. Em um primeiro momento, chegamos a pensar que nossos clientes eram muito exigentes e que, de alguma forma, deveríamos mostrar que nossa entrega era a mais rápida do mercado. Felizmente, não chegamos a implantar esta estratégia, pois viemos a descobrir que, na verdade, o problema estava com os nossos gerentes.

Para tentar mostrar agilidade e não perder a venda, eles prometiam a entrega dos cartões de crédito em um prazo inferior ao que efetivamente poderiam ser entregues. Moral da história: faziam uma promessa que não era cumprida. Logicamente, como os clientes não recebiam o produto na data estipulada, tornavam-se insatisfeitos. As promessas não cumpridas pelas empresas com as quais nos relacionamos é uma das pragas que assola o mundo dos negócios. Duvido que, neste exato momento, não esteja lembrando-se de pelo menos uma situação semelhante pela qual passou.

Tanto na vida pessoal quanto nos negócios, devemos pensar duas vezes antes de fazer uma promessa, principalmente se há uma chance de ela não ser cumprida, pois promessa é dívida, e dívidas não cumpridas fazem com que passemos uma imagem de incompetentes, ineficientes e desleixados. Na verdade, as pessoas que recebem promessas, que depois não são cumpridas, gostariam de utilizar adjetivos muito mais pesados para expressar sua insatisfação.

 

Compartilhar: