Utilize com inteligência o dinheiro das contas inativas do FGTS

Utilize com inteligência o dinheiro das contas inativas do FGTS

Você tem dinheiro a receber de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Caso tenha, conheça algumas sugestões levantadas por Téo Takar, divulgadas por meio do site UOL, para utilizá-lo da melhor maneira possível:

1) Saque todo o dinheiro, mesmo que não esteja precisando dele: são poucas as oportunidades que o governo oferece de retirar recursos do FGTS. Portanto, aproveite. Além disso, qualquer aplicação, mesmo a poupança, possui rendimento superior aos 3% ao ano mais TR pagos pelo fundo. "Não deixe um centavo. Você com certeza dará uma destinação melhor para esse dinheiro do que o governo ou a Caixa Econômica Federal", afirma Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest.

2) Coloque em dia as prestações atrasadas do carro, da casa ou o aluguel: dê prioridade ao pagamento das dívidas que possuem algum bem como garantia. "Se você atrasar algumas prestações do carro ou da casa, o banco pode tomar esse bem de você", explica a professora Myrian Lund, da Fundação Getulio Vargas (FGV). A mesma lógica vale para condomínio e aluguel atrasados, pois é a sua moradia que está correndo risco caso você não pague por vários meses.

3) Pague as dívidas, mas renegocie juros menores com o banco primeiro: quitar empréstimos em geral, especialmente o cartão de crédito e o cheque especial, é uma recomendação unânime dos especialistas. Mas a professora Myrian Lund sugere que você não pague as dívidas logo de cara. “Vá ao banco e renegocie. É um direito seu. Não aceite a primeira proposta. Exija juros menores”.Ela afirma que as instituições querem sempre renegociar o valor "cheio" da dívida, ou seja, o que você gastou mais os juros acumulados até aquele momento. O correto, porém, é considerar o principal do empréstimo, que é o valor que você precisou de fato, e só depois calcular novos juros – menores - em cima desse montante.

4) Monte uma reserva de emergência: se depois de pagar todas as contas, ainda sobrou dinheiro, guarde para uma situação inesperada. “Aplique no Tesouro Direto, no título Tesouro Selic. Rende mais que a poupança, permite fazer aplicações pequenas, a partir de R$ 80,00 e você tem liquidez diária, ou seja, pode sacar a qualquer momento”, diz Myrian Lund. “Além disso, o custo de aplicação no Tesouro Direto, de 0,8% ao ano (0,3% de custódia e 0,5% de comissão do banco) é menor do que a taxa de administração de um fundo de investimento, que aplica nos mesmos papéis, mas cobra de você de 2% a 3% ao ano”. A professora da FGV lembra que é possível obter taxas de comissão ainda menores que 0,5% se a aplicação no Tesouro Direto for feita em uma corretora independente, em vez de usar a plataforma do próprio banco onde a pessoa tem conta. “Mas se a quantia for pequena, pode não valer a pena por causa do custo da TED (transferência) dos recursos para a corretora. Nesse caso, é melhor aplicar pelo banco mesmo e pagar a comissão de 0,5% ao ano. Ainda vai ser melhor que investir em fundo ou poupança”.

5) Pense na aposentadoria: o FGTS é uma reserva de longo prazo. Especialistas recomendam guardar para a aposentadoria, depois de pagar as dívidas. Aplique no Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros e oferece rentabilidade superior à da poupança e de fundos de investimento conservadores dos bancos, com baixo risco. “Se você comparar com a rentabilidade do FGTS, de apenas 3% mais TR, faz todo sentido tirar esse dinheiro de lá e aplicar no Tesouro Selic, para conseguir uma aposentadoria melhor”, diz Roberto Indech, analista-chefe da corretora Rico. “Mesmo com a tendência de queda da Selic, essa aplicação vai render, em média, 12% neste ano. E vai continuar sendo melhor que a poupança, mesmo tendo que pagar Imposto de Renda”.

6) Faça compras, mas só à vista, e peça desconto: a intenção do governo é que boa parte dos recursos que sairão do FGTS vá para o consumo e ajude a economia a crescer. “As pessoas podem usar uma parte do dinheiro para as compras. Mas faça isso depois de pagar as dívidas. E quando for comprar, negocie um desconto e pague à vista, para não arranjar novas dívidas em vez de se livrar delas”, diz Mauro Calil.

Fonte: https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2017/02/14/fgts-6-dicas-para-usar-bem-o-dinheiro-de-conta-inativa.htm

 

Compartilhar: