Administrando a raiva

Administrando a raiva

Sabemos que a raiva é uma emoção natural e faz parte da vida de todos. Entretanto, sabemos também, que a má administração dessa emoção e a expressão inadequada da raiva pode nos causar prejuízos, alguns deles, irreparáveis. Para ajudá-lo a lidar  melhor com essa emoção, selecionei alguns trechos, que considerei essenciais, de  um caderno de exercícios terapêuticos, escrito pelo psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal Yves-Alexandre Thalmann, cujo título é "Caderno de Exercícios para viver sua raiva de forma positiva". Ah ! Deixo a dica de que vale muito a pena adqiuirir o referido caderno e praticar. Boa leitura!

EXPRESSAR A RAIVA 

Por Yves-Alexandre Thalmann

A raiva é uma emoção como todas as outras. Enquanto tal, ela tem um lugar certo dentro de nós. Embora seja um tanto desagradável vivê-la, a raiva nos indica que, momentaneamente, nosso equilibrio não está mais sendo garantido e que uma de nossas necessidades não está mais sendo satisfeita. Ela nos incita, então, a agir. Não é a raiva que é problemática, mas sim os ataques que ela provoca...Sob o impacto de uma raiva moderada, nossas ações podem ser eficientes e nossas palavras, corretas. Porém, como a raiva é desvalorizada, aprendemos a guardá-la para nós, reprimindo-a, em vez de expressá-la diretamente. Os aborrecimentos e frustrações então se acumulam dentro de nós em excesso: vem então um ataque de fúria e uma explosão descontrolada.

Muitos estudos mostram que pessoas nervosas têm mais risco de sofrerem um acidente cardio-vascular. Isso vem junto com outros fatores de risco: tabagismo, excesso de peso, hipertensão, colesterol alto, sedentarismo etc. 

...Para comunicar a raiva com respeito e sem perigo para os outros, existe uma ferramenta de comunicação: as mensagens-EU. Ela consiste em expressar nossa raiva na primeira pessoa do singular - EU -  em vez de acusar , insultar, ameaçar ou depreciar VOCÊ. É uma forma de assumir nossa raiva, ao invés de jogar a responsabilidade nas costas dos outros e recriminá-los. Em vez de dizer: " Você naõ passa de um imbecil! Seu canalha! Você me irrita! Você pode dizer: "Eu fico chateado (a) quando escuto isso! Eu fiquei chateado (a) quando soube o que você fez! "Eu estou irritado (a). A raiva é uma expressaõ sadia face a : agressões, injustiças, impotência, obstáculos.

Pessoas incapazes de expressar sua raiva canalizam sua insatisfação para: cinismo, ironia, sarcasmos, uma atitude arrogante, muitos juizos de valor sobre os outros, tristeza, melancolia ou problemas de saúde recorrentes...

Quando estiver com raiva, assuma e canalize esse sentimentos através de palavras respeitosas. Comunique-o com auxílio de mensagens-EU. No entanto, aprenda também a se irritar menos. Nem todas nossas raivas são úteis e benéficas, longe disso! Muitos aborrecimentos poderiam ser evitados. Vamos treinar neutralizar irritações fúteis e superérfluas- ou seja, a maioria delas!

Compartilhar: