Cia Minaz realiza ópera Carmina Burana em prol da Fundação Rotária

Cia Minaz realiza ópera Carmina Burana em prol da Fundação Rotária

O evento arrecadará fundos para a campanha Endpolionow que é uma ação em busca da erradicação da poliomielite.

A Fundação Rotária completa 100 anos em 2016 e reforça a importância da campanha “EndPolioNow”. A instituição junto com o Rotary Club de Ribeirão Preto Boulevard realiza um evento nos dias 4 e 5 de novembro no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto (SP) com a ópera Carmina Burana da Cia Minaz e pela primeira vez esse espetáculo será apresentado juntamente com a orquestra sinfônica da cidade. O objetivo do festival é arrecadar fundos no primeiro dia (4) para a Fundação Rotária com o intuito de ajudar diversas campanhas e projetos sociais que tem pelo mundo, a principal dela é para a erradicação da poliomielite.

“A Fundação Rotária converte suas contribuições em projetos que transformam a vida de pessoas no mundo todo. Como braço beneficente do Rotary Internacional conta com uma rede global de rotarianos que investem seu tempo, dinheiro e conhecimento em suas prioridades, dentre elas a erradicação da poliomielite e promoção da paz.”, conclui o presidente da Fundação Rotária.

O espetáculo

“Carmina Burana” é uma coletânea de poemas e canções dos séculos XII e XIII encontrados no século XIX na abadia beneditina de Beuern, na Bavária superior. Eram poemas profanos de monges e eruditos errantes (goliardos) em latim medieval, alemão vernacular e vestígios de frâncico. Johann Andreas Schmeller (1785 – 1852), linguista alemão, publicou a coletânea em 1847 sob o título de “Carmina (Canções) Burana (latinização de Beuern)”.  Carl Orff (1895-1982) compositor alemão que dedicou grande parte da carreira à pedagogia musical, selecionou parte desses poemas para compor sua cantata baseada nos ciclos da vida humana regidos pela Roda da Fortuna, símbolo da antiguidade que tem como conceito a eterna transformação da vida em ciclos de constante mudança em boa e má sorte.  A cantata tem início com um apelo à deusa da fortuna “Fortuna Imperatrix Mundi” e divide-se posteriormente em três partes. A primeira “Primo Vere” mostra o encontro do homem com a natureza, é alegre, festiva e intercala-se em corais, coro piccolo e um solo de barítono. A segunda parte, “In Taberna”, mostra o encontro do homem com os dons da natureza, mas de uma forma decadente, centra-se no vinho e seus efeitos. É interpretada por coro masculino e solos de barítono e tenor. A terceira parte mostra o encontro do homem com o amor “Cour d’amours”.  Tem peças lânguidas e voluptuosas dividindo-se em corais infantis, solos de barítono e soprano e grandes tuttis. O ciclo é encerrado com o apelo à “fortuna, soberana do mundo” como finalizando um giro completo da roda da fortuna retornando ao seu ponto inicial, a primeira canção – Ó Fortuna. Carmina Burana (estreada em 1937) é a primeira de três cantatas da trilogia Trionfi-Trittico Teatrale de Carl Orff, seguida por Catulli Carmina (1943) e Trionfi dell’Afrodite (1952). No palco, 250 vozes dos corais da Cia. Minaz, solistas, atores e bailarinos são acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência do Maestro Abel Rocha, direção cênica de André Cruz, cenário e figurinos de Ivo Rinhel D’Acol.

Fundação Rotária

Em 1917, o presidente do Rotary International, Arch C. Klumph, propôs a criação de uma fundação "com o objetivo de fazer o bem no mundo". Os recursos e subsídios dela advindos são utilizados por Rotarianos de todas as partes no enfrentamento de desafios como a diminuição da pobreza, o analfabetismo e da subnutrição, por meio de soluções sustentáveis e de impacto duradouro. Com sólida supervisão financeira, excelente classificação de instituição beneficente e modelo de financiamento exclusivo, a Fundação Rotária se aproveita ao máximo de suas contribuições.

Serviço

Carmina Burana – CIA Minaz, orquestra sinfônica de Ribeirão Preto e Rotary Club de Ribeirão Preto Boulevard

Local: Theatro Pedro II, Rua Álvares Cabral, 370 - Centro, Ribeirão Preto - SP,

Data: 4 e 5 de Novembro de 2016

Horário: 21h

Ingresso: R$80 e R$ 100 a inteira e também a opção de meia entrada. Podem ser adquiridos na Cia. Minaz pelo telefone (16) 3941.2722, na bilheteria do Theatro Pedro II e também pelo site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). 

Foto: Claudio Frateschi

Compartilhar: