Empatia

Empatia

Antes de julgar alguém você já pensou em se colocar no lugar dela? Você já pensou nos motivos de certas atitudes? Você sabe a história de vida daquela pessoa?

Empatia segundo o site significados.com é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

Esta palavra está ligada com capacidade de acolher e ajudar o outro, e não é preciso muito, uma conversa, uma mensagem, mesmo sem saber o que dizer em um momento difícil, pode realizar grandes mudanças, o importante não é a quantidade ou o conteúdo do falar ou fazer e sim o quanto somos sinceros para com aquela demanda de sentimento que alguém coloca sobre nós.

Na maioria das vezes, não conseguimos entender aquela dor por não termos ainda vivenciado tal situação, mas a abertura em ouvir, em entender e tentar auxiliar com nosso afeto e acolhimento pode confortar o outro.

Na clínica, a empatia é fundamental para realização dos atendimentos, um dos melhores lugares que se pode oferecer uma neutralidade, um não julgamento e um espaço de acalento pode acontecer na psicoterapia.

Contudo, podemos fazer esse exercício em nosso dia-a-dia, com nossos amigos, familiares, colegas de trabalho. Podemos tentar nos colocar lugar do outro, ouvir, e oferecer nosso envolvimento e atenção, mas, para tanto, faz-se necessário destruir nossa onipotência para que essas relações de afeto possam existir.

 

Compartilhar: